A Oktoberfest tornou-se tão famosa que, mais do que colocar Munique no mapa, transformou o resto do mundo numa espécie de Munique global. Mas há muito mais nas margens do rio Eisbach (e dentro dele).

Seis milhões de pessoas e 7,7 milhões de litros de cerveja. São números típicos que descrevem a Oktoberfest, aquela que é sem dúvida a maior festa do mundo dedicada exclusivamente à cerveja. Com origem na festa de casamento do príncipe Luís da Baviera com a princesa Teresa da Saxónia, em 1810, a festa dos dias de hoje é um sem fim de bandas, comida e desfiles de trajes tradicionais. O dress code é na verdade umas das partes mais interessantes desta festa, e não será certamente a a cerveja a falar, quando começar a ver Munique invadida por pessoas em vestidos tradicionais, chapéus ou calças de couro.

Mas há mais cerveja em Munique do que aquela que inunda o mês de outubro. Bebe-se por todo o lado, especialmente desde que surgiram os Biergärten (ou jardins de cerveja). Seja no Viktualienmarkt 4, o mercado da cidade, onde tanto se pode comprar as inevitáveis salsichas como frutas exóticas, ou num qualquer parque verdejante. Mas é importante conhecer o código de conduta: mesas com toalha obrigam a consumo além da bebida, se não têm toalha significa que o cliente pode trazer a sua própria comida.

Jardins de caneca na mão
É em Munique que encontramos um dos maiores parques urbanos do mundo, o Englische Garten 12, que foi criado à semelhança dos jardins ingleses típicos do fina do século XVIII. Hoje, conta com vários Biergärten que lhe dão uma dimensão ainda mais grandiosa. Ainda precisa de mais cerveja? Passe pela fábrica de cerveja Hofbraeuhaus 18 que, desde que foi fundada pelo duque Guilherme V em 1589, se tornou numa das mais concorridas cervejarias de Munique. Beber uma caneca e provar as iguarias típicas são tarefas obrigatórias. As iguarias são tão diversas como joelho de porco ou as famosas salsichas brancas, apelidadas de Weisswurst.

Mas há mais cerveja em Munique do que aquela que inunda o mês de outubro. Bebe-se por todo o lado, especialmente desde que surgiram os Biergärten (ou jardins de cerveja).

Sendo uma parte tão importante da cultura bávara, a cerveja justifica mesmo uma visita a Munique, especialmente quando consideramos que uma parte tão fulcral da alma desta cidade é, ainda assim, uma pequena parte daquilo que torna a cidade tão especial.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar