Adjetivos suficientes para merecer uma visita! Mas, por esta altura, importa referir que o maior mercado de Natal de toda a Alemanha acontece em Nuremberga, na sua principal praça.

O melhor de visitar Nuremberga é ter ao dispor um variadíssimo leque de opções para todos os gostos. Importa referir que os melhores meses para visitar Nuremberga são entre março e outubro, mas também durante o inverno, para quem gosta de neve.

A cidade Nuremberga está na senda de um novo capítulo, com muitos jovens estudantes e outros empregados nas enormes multinacionais sediadas na região – Adidas, Puma, Siemens ou AEG – a residir na cidade. Há vários espaços modernos a abrir. Por exemplo, o Jazzstudio foi pioneiro. O clube de jazz, o segundo mais antigo do país, de 1954, tem uma vasta oferta de bandas, que tocam no acolhedor sótão do n.º 27 da Paniersplatz. Chet Baker passou por lá.

São muitos os locais de visita obrigatória, um deles é o Dokuzentrum. Este museu, que está instalado numa das alas do Palácio de Congressos, acompanha todo o percurso da ideologia nazi, desde os primeiros panfletos aos campos de extermínio, com especial destaque para os desfiles, que aparece em fotografias de 1935 com o centro histórico forrado a suásticas. Hitler alinhou o seu recinto de comícios com o castelo imperial e ordenou a construção de uma monumental avenida desde a cidade medieval até ao Reichsparteitagsglande.

A cidade Nuremberga está na senda de um novo capítulo, com muitos jovens estudantes e outros empregados nas enormes multinacionais sediadas na região – Adidas, Puma, Siemens ou AEG – a residir na cidade.

A joia da Coroa
Ninguém sabe ao certo desde quando o Castelo Imperial de Nuremberga se ergue numa colina sobranceira ao centro histórico. Está quase a completar, seguramente, um milénio, visto que a primeira referência à sua existência data de 1050, aquando de uma visita do imperador Henrique III à cidade. O que é certo é que se trata de uma das mais notáveis fortificações medievais da Europa, representando a importância do Sacro Império Romano-Germânico e de Nuremberga como um dos seus pilares. «Apesar de os imperadores não terem sede permanente, quase todos passaram longas temporadas em Nuremberga», diz a historiadora Cecil Headlam, autora das séries medievais de história de Nuremberga. «Mais que um reduto de defesa, foi um edifício político e diplomático, onde durante muito tempo se realizaram as assembleias imperiais, uma espécie de Parlamento feudal, que se seguia à coroação dos Kaisers.»

Reserve já a sua viagem!

Partilhar