Assistentes de bordo com uniformes demasiado sensuais?

Dois políticos da Malásia criticaram os uniformes da tripulação das companhias aéreas locais Firefly, Malindo e AirAsia, dizendo que as roupas usadas pelas assistentes de bordo eram reveladoras e poderiam «provocar os passageiros».

Os senadores Abdullah Mat Yasim e Megat Zulkarnain Omardin pediram que a comissão de aviação do país investigasse o assunto, sugerindo ao mesmo tempo que as companhias aéreas considerassem redesenhar os uniformes avançou o jornal The Straits Times.

«A minha mulher fica preocupada quando viajo sozinho na Malindo ou na AirAsia», disse Megat Zulkarnain Omardin durante uma sessão do parlamento. «Isto, para mim, é um verdadeiro problema que tem de ser resolvido».


Veja também: Este é o melhor dia para comprar reservar um voo


O islamismo é a religião oficial da Malásia – cerca de três quintos da população é muçulmana. O senador Abdullah disse que as «roupas atraentes» das companhias aéreas não refletiam os valores islâmicos da nação como um todo.

A tripulação de bordo tem sido bastante criticada por causa dos seus uniformes e da sua aparência, levando muitas vezes a acusações de sexismo. O site de planeamento de viagens Trippy enfrentou uma acusação por ter feito um «estudo» que classificava as companhias aéreas segundo o quão atraentes era a sua tripulação. O site usou imagens dos perfis Linkedin e classificou a sua atratividade numa escala de 1 a 10.

As normas culturais em países islâmicos também se tornaram um tema recorrente quando se trata de discussões sobre uniformes da tripulação noutras companhias. A Air France pediu que as assistentes de bordo usassem lenços na cabeça e roupas largas nos voos para o Irão, o que provocou alguma indignação. O sindicato criticou a decisão como «um ataque à liberdade de consciência», e a Air France acabou por finalmente ceder, dizendo que os uniformes islâmicos seriam opcionais.

Para outras companhias aéreas, os uniformes são algo bastante importante. Muitas delas arranjaram designers de moda de renome para criar uniformes únicos e visualmente agradáveis. Por exemplo, Zac Posen projetou uma linha de uniformes para a Delta, e a transportadora chinesa Hainan Airlines estreou as suas criações de alta-costura, na semana de Paris Couture em julho deste ano.

Lembra-se do calendário polémico com as assistentes de bordo da Ryanair?


Veja também:
O que as assistentes de bordo fazem quando ninguém está a olhar
Este é o lado secreto das assistentes de bordo

Partilhar