Há 27 anos, o mundo celebrava o fim do Muro de Berlim, um marco da história contemporânea que durante anos dividiu não só uma cidade como um país, separando famílias, num país devastado pela guerra e um ditador sem limites.

 

Hoje, a maioria dos berlinenses tem dificuldade em identificar, excetuando os lugares mais óbvios, onde se situava exatamente o Muro. Foram erigidos por isso monumentos e memoriais que não deixam esquecer o dia 9 de novembro de 1989, a data em as duas metades que separavam o mundo em dois (Ocidente e Oriente) foram novamente unificadas.

O Palácio das Lágrimas é um dos lugares de visita obrigatória se se quiser saber mais sobre esses tempos. Há quem recorde a emoção dos alemães orientais quando se depararam com a imensa oferta alimentar do KaDeWe, ainda hoje ícone do shopping berlinense. Outros reproduzem o que ouviram sobre o reencontro das famílias, o “novo mundo”, a incerteza e a esperança.

A reunificação trouxe a multiplicação: a capital possui hoje vários centros – Alexanderplatz, Potsdamer Platz, Kurfürstendamm – e dois jardins zoológicos, o Tierpark e o zoo vizinho a Bikini, uma recente e interessante área onde se situam o 25 Hours Hotel e o Bikini Berlin. Trata-se, respetivamente, de uma unidade hoteleira e de um espaço comercial original, onde a lojas conceituadas se juntam pop-up stores de criadores emergentes, além de um espaço de exposições que conta a história do edifício, construído a partir de 1955 e um dos símbolos da reconstrução pós-guerra. Tal como os biquínis, tinha parte de cima e parte de baixo, com um piso vazio no meio. Uma enorme vidraça permite espreitar as tropelias dos macacos do zoo, que se podem observador do hotel, assim como outros animais.

Foram erigidos por isso monumentos e memoriais que não deixam esquecer o dia 9 de novembro de 1989, a data em as duas metades que separavam o mundo em dois (Ocidente e Oriente) foram novamente unificadas.

Vale a pena visitar a Bernauer Strasse para (re)ver o Muro original – o da East Side Gallery foi pintado posteriormente – e a nova mostra permanente do renovado centro de documentação. Tal como as incontornáveis Portas de Brademburgo, que em tempos dividiram a cidade mas passaram a ser o símbolo da unidade nacional.

Mas ainda há mais para descobrir nesta cidade no centro do mundo, e por isso não pode deixar por fazer uma escapadinha que associa uma viagem no tempo às artes.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar