Foi por altura do ano de 1535 que os portugueses chegaram ao estado do Rio Grande do Norte, no Brasil.

 

Apesar da resistência dos indígenas, que deram luta aos conquistadores lusitanos ao longo da costa daquele estado, a 25 de dezembro de 1597 uma armada comandada por Manuel Mascarenhas Homem e Jerónimo de Albuquerque conquistou a barra do Rio Potengi. Para marcar a data daquela conquista, batizaram o local como Natal, denominação que permanece até hoje. Doze dias depois da chegada, no dia 6 de janeiro de 1598, começam a construção de um forte sobre a praia de uma zona chamada Boca da Barra. Desenhado como a estrela que guiou os reis magos, para assinalar a data, o edifício foi batizado como Forte dos Reis Magos.

Símbolo da cidade, o Forte dos Reis Magos é sem dúvida um monumento imperdível numa viagem a Natal. Além de uma vista privilegiada para as praias da zona, é um incontornável marco histórico daquela cidade, onde ainda se encontra a primeira pedra colocada pelos portugueses. O edifício está aberto entre as 8h e as 16h e demora cerca de duas horas a visitar.

Mas este não é o único legado dos portugueses num dos estados brasileiros mais concorrido pelas praias e atividades radicais. Em Natal existem uma série de restaurantes portugueses, onde se pode desfrutar uma refeição à boa maneira lusitana.

No Restaurante Santa Maria, na zona da Lagoa Nova, encontramos um local sossegado e acolhedor, especialista em culinária portuguesa e cujos pratos incluem desde o peixe, carne, a folhados e doces típicos do nosso país. O Real Clube do Bacalhau Bistrô serve essencialmente pratos de bacalhau e distingue-se por atender fora de horas. Também o restaurante Botequim do Bacalhau, na Avenida Praia de Ponta Negra, oferece pratos especializados em bacalhau, e é indicado para grupos.

Não faltam os pastéis de nata em Natal, na Casa D’Aldeia, uma petiscaria portuguesa em Alecrim, na Rua Ari Parreiras. Aqui podem degustar-se os doces portugueses, sendo o pastel de natal o protagonista.

Existe uma Padaria Portuguesa (não relacionada com a franquia estabelecida no nosso país), que também tem pastéis de nata, em Vila de Ponta Negra. Esta padaria oferece o melhor pão à maneira protuguesa, assim como doces.

Para matar saudades de casa durante uma semana de sol e praia, nada como descobrir estes restaurantes portugueses, e lembrar por instantes os bons sabores do nosso país.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar