Se o fruto proibido é o mais apetecido, não é de estranhar que, por entre as praias de fácil acesso da Costa Vicentina, as mais procuradas são as desertas.

 

A tranquilidade de uma praia deserta é incomparável, especialmente para quem parte da ponta mais ocidental da europa, Sagres, a sua demanda por momentos de repouso e serenidade. Afinal, as paisagens destes areais são tipicamente mais pitorescas e inóspitas, onde a natureza se apresenta em estado puro – e é possível estender a toalha sem incomodar várias famílias.
Pode ser preciso atravessar um trilho ou até descer uma montanha para chegar à praia, mas a recompensa vale todo o esforço. A jornada acaba por também fazer parte da experiência, pois muitas vezes encontram-se pequenas maravilhas pelo caminho, como cascatas ou nascentes de água, que de outra maneira nunca teríamos visto.

Entramos no Parque Natural da Costa Vicentina a partir da praia do Burgau, em Vila do Bispo, a primeira paragem nos areais desertos de Sagres. Localizada na aldeia piscatória do Burgau, é uma pequena praia, pouco frequentada, com uma belíssima falésia sobre o mar.

Afinal, as paisagens destes areais são tipicamente mais pitorescas e inóspitas, onde a natureza se apresenta em estado puro – e é possível estender a toalha sem incomodar várias famílias.

Junto à fortaleza de Sagres, encontramos pequenas praias quase desertas e não vigiadas, muito procuradas por surfistas e banhistas mais aventureiros. É aí que encontramos a prainha das Poças, que como o nome indica, circunscreve-se a um pequeno areal. Ao lado descobrimos a praia da Mareta, a sua antítese, uma praia grande e muito frequentada.

Na praia da Murração, situada entre as praias do Mirouço e do Amado, somos surpreendidos por uma paisagem natural, praticamente intocada. Selvagem, repleta de rochas, aqui pode ser difícil mergulhar. O acesso é limitado aos mais audazes: é preciso entrar por um longo caminho em terra batida, a partida da Estrada Nacional.

Rodeada por falésias altas e abrigada do vento, a praia do Zavial passa despercebida aos mais distraídos. É conhecida entre os surfistas e amantes de desportos náuticos, pelas suas boas ondas. Na falésia da praia, encontramos as Ruínas do Forte do Zavial, erigido no século XVII. Sem hotéis nem habitações por perto, a praia do Zavial oferece uma verdadeira comunhão com a natureza.

Por entre as imensas falésias da Costa Vicentina, a partir de Sagres, há outras pequenas praias, intocadas pelo homem e ainda sem nome. Basta um pouco de espírito aventureiro para entrar pelas vegetações junto às praias mais concorridas e descobrir, do outro lado, um novo paraíso. A Costa Vicentina é um poço sem fim de paisagens de cortar a respiração, pelo que merece uma boa dose de ousadia para descobrir aquilo com que outros apenas sonham.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar