Falar com as mãos, fazer um «riposino» e tomar um «aperitivo» – saiba o que fazer para conseguir aproveitar Itália como um verdadeiro italiano.

Já alguma vez sentiu que o trataram de forma diferente por ser um turista? Em muitos países, os turistas são tratados de forma especial em relação aos seus habitantes. Mas se começar a adotar os costumes locais, poderá ter uma experiência mais autêntica e uma melhor compreensão da cultura de cada lugar.

Itália está no topo da lista de países a visitar e é fácil perceber as razões: além de ser bonita, está repleta de história, arte, arquitetura, praias, boa comida e excelente vinho. Já imaginou o que seria experimentar o verdadeiro modo de vida italiano? Fazer uma roadtrip também é uma excelente forma de conhecer um país: conheça estas 6 viagens em Itália, para percorrer ao volante.

oferece conselhos de viagem no seu blogue Greta’s Travels, que tem artigos sobre o que fazer um pouco por toda a Itália, desde Veneza a Milão, a Toscana, Roma mais a sul, entre outros lugares maravilhosos

Monica pediu a Greta para partilhar dicas importantes para se viajar em Itália como um verdadeiro italiano:

Cumprimente todas as pessoas com dois beijinhos, mas vire a cabeça para o lado direito. Contrariamente ao que acontece em Portugal, em que as pessoas dão a face direita e viram a cabeça para o lado esquerdo, os italianos oferecem a face esquerda primeiro.

Não peça um cappuccino depois das 11h. Em Itália, o café é muito bom. Por isso, evite o cappuccino depois da hora do almoço (não vão as pessoas pensar que teve uma noitada e acabou de acordar).

Desfrute de um «riposino» ao início da tarde. Muitos estrangeiros acham estranho que as lojas fechem à hora do almoço. Esta é uma realidade que acontece em Itália (e em Espanha, com a sua siesta), especialmente no verão. O calor sufocante do início da tarde faz com que as pessoas se escondam do sol durante as horas mais quentes do dia. Por isso, faça como o verdadeiro italiano e desfrute de um «riposino», fazendo as suas compras depois das 15h.

Não adicione molhos (como ketchup e maionese) às massas ou pizzas. Nunca cometa esse erro típico dos americanos e ingleses. O Ketchup é aceitável num hambúrguer ou nas batatas fritas, mas se o colocar nas massas ou nas pizzas (parece ser agora moda, nas pizzas americanas, adicionar maionese de ervas e alho) vai ser olhado de lado.

Comece o dia com um pequeno-almoço doce. O pequeno-almoço típico italiano, quer seja servido em casa ou num café, consiste em alimentos doces, como biscotti (biscoitos), cornetti (espécie de croissant), pane con cioccolata (pão com chocolate) ou marmellata (marmelada), iogurtes, cereais e pasticcini (bolinhos), acompanhados de um café (com ou sem leite), de um cappuccino ou chá.

Arranje-se. Em Itália não chega uma t-shirt, umas calças ou calções e um par de chinelos de dedo. Os italianos gostam de se vestir bem – e isto não é apenas um estereótipo. Claro que há muitas pessoas que não têm bom gosto ou não se preocupam com a moda, mas a maioria dos italianos é vaidosa e liga à aparência. Por isso, na sua próxima viagem a Itália, aproveite para usar aquele vestido novo que ainda não estreou ou os óculos de sol que tanto adora.

Não visite o país no verão. É a pior altura para o fazer – nem os próprios italianos gostam de estar em Itália (principalmente nas grandes cidades) durante o verão. Com as férias escolares e o clima agradável, turistas de todo o mundo visitam Itália, fazendo com que os preços disparem. Se visitar uma cidade como Roma ou Milão, o calor combinado com as multidões tornarão a experiência particularmente desagradável. Por isso, opte pela primavera ou pelo outono, quando o clima é ameno, os preços são mais baixos e os lugares não estão repletos de multidões.

Não fique parado em filas. Os italianos têm uma maneira especial de fazer fila – aliás, tentam evitá-las sempre que possível. Ou seja, há filas informais em todos os lugares onde for – quer seja para comprar um bilhete para um museu ou cinema, para pedir num café ou quando espera para entrar no avião. Em vez de uma linha vertical, há apenas uma multidão desordenada. Isso é normal em Itália.

Aproveite o estilo de vida italiano com um «aperitivo». Os italianos adoram comer. É um facto – e contra factos não há argumentos. E, já que três refeições por dia não são suficientes para desfrutar de toda a deliciosa cozinha, os italianos decidiram adicionar uma outra refeição entre o almoço e o jantar; equivale ao nosso lanche, mas é bem mais glorioso. É o «aperitivo», bebida acompanhada de alguns petiscos. Normalmente, os italianos encontram-se para um aperitivo entre as 17h e as 20h – o mais comum é o Aperol Spritz ou o Martini Bianco.

Pare e fale com as pessoas. Em Itália, ninguém está com pressa. Independentemente dos compromissos que possa ter, se encontrar alguém que conhece no meio da rua, é obrigatório parar para conversar. Sim, pode estar atrasado para uma reserva no restaurante, mas conversar com os habitantes locais é importante para perceber melhor o seu estilo de vida. Seja educado quando alguém diz «ciao» e lembre-se da frase «buona giornata», que significa «tenha um bom dia» quando disser «arrivederci».

Beba apenas água, vinho ou cerveja a acompanhar as refeições. Seja em casa ou num restaurante, as bebidas mais comuns são sempre água, cerveja ou vinho. A maioria dos restaurantes não serve grandes cocktails (como agora é moda em Portugal). As crianças podem beber refrigerantes ou sumos, mas os adultos devem ficar pelo vinho ou cerveja (ou se não quiser uma bebida alcoólica, pela água natural ou com gás) para apreciar melhor o sabor da comida.

Aproveite o tempo e faça as coisas depois. Tudo acontece mais tarde em Itália. É costume acordar, almoçar e jantar tarde e, consequentemente, ir dormir mais tarde. Por isso, aproveite para explorar os locais sem grandes pressas e sem se preocupar com as horas a que os restaurantes fecham.

Fale com as mãos. Mais uma vez, não é apenas um estereótipo. Os italianos gesticulam muito enquanto conversam e nem se apercebem que o fazem. Experimente colocar alguns gestos no seu discurso.

Tome o seu café ao balcão. Se pedir o café ao balcão, é mais barato (no máximo paga 1,50 euros). No entanto, se se sentar numa mesa, ser-lhe-á cobrado o custo do serviço. Em locais emblemáticos e turísticos, como a Piazza del Duomo, em Milão, ou Piazza San Marco, em Veneza, um café pode mesmo ultrapassar os 5 euros.

15 cidades em Itália que nunca pensou visitar mas deveria


Veja também:
Há uma vila secreta em Itália que é um autêntico paraíso
Ilhas em Itália de que nunca ouviu falar

Partilhar