1. Positano, Itália
Quase todos os lugares da costa Amalfitana são românticos, mas Positano supera todos os outros, parece feito por encomenda para uma fuga romântica. Esta aldeia costeira combina de forma harmoniosa edifícios construídos na montanha, ruas estreitas e íngremes, praias idílicas e pores-do-sol deslumbrantes.
2. Sevilha, Espanha
Sevilha, localizada a cerca de 1h30 da fronteira de Portugal com Espanha, oferece uma atmosfera de contos de fadas. A sua arquitetura é deslumbrante e tem belos tesouros históricos, como o Palácio Real de Sevilha, a Catedral de Sevilha (a maior catedral gótica do mundo) e a magnífica Plaza de Espana. Há muitos restaurantes e esplanadas de tapas e petiscos para desfrutar de um copo de vinho ou de uma «caña» com a sua cara-metade.
3. Praga, República Checa
Esta romântica cidade possui castelos que parecem saídos dos contos de fadas, várias casas com de telhados de telhas vermelhas, juntamente com igrejas góticas, belas pontes, casas em tons pastel e restaurantes perfeitos para um jantar a dois. Praga também tem um lado moderno com hotéis inovadores, bem como uma grande quantidade de lojas interessantes. Para aproveitar ainda mais o lado romântico de Praga, dê um passeio no Rio Moldava numa réplica de barco centenário
4. Cinque Terre, Itália
Cinque Terre representam uma das áreas naturais e semi-naturais mais bem preservadas do Mediterrâneo. Razões históricas e geomorfológicas proibiram o desenvolvimento excessivo das habitações e a criação de grandes estradas. A construção na montanha e a preservação das casas contribuíram para a paisagem única.
5. Aix-les-Bains, França
Aix-les-Bains, classificada como a 4ª melhor cidade termal de França - com 28 mil visitantes que a procuram pelos seus tratamentos - situa-se junto às margens do lago Le Bourget, o maior lago natural do país, e à entrada do Parque Natural Regional Bauges Massif. As vistas panorâmicas são de tirar o fôlego e não faltam atividades para aproveitar umas férias a dois.
6. Salzburgo, Áustria
Depois de explorar as grandes igrejas e praças do Altstadt, atravesse o rio Salzach para entrar na atmosfera completamente diferente do Steingasse do século XVI, onde trabalhadores viveram no passado e onde agora há lojas, galerias e clubes noturnos. Vá de carro, de bicicleta, a pé ou de barco até o Schloss Hellbrunn, um palácio de inspirado no Renascimento.
7. Biarritz, França
Esta pérola do Atlântico está mais revigorada do que nunca. Hoje, é um destino de surf e uma estância balnear de eleição. O seu clima ameno e a beleza do litoral, bem como os eventos que recebe tornam Biarritz um lugar para ir durante todo o ano. Lojas boutique de marcas locais e restaurantes modernos, que servem todo o tipo de pratos, desde tapas criativas e pastelarias francesas clássicas.
8. Bruges, Bélgica
Perca-se nesta pequena cidade medieval: Bruges só revela os seus verdadeiros encantos a quem perde tempo a explorar a cidade. De dia, os pequenos museus convidam-no a entrar. Os cafés e chocolaterias artesanais e pubs animados são perfeitos para tomar uma bebida antes da hora do jantar. Depois de uma boa refeição num dos ótimos restaurantes de Bruges, é tempo de passear ao longo dos canais, onde as torres góticas refletem na água parada.
9. Budapeste, Hungria
Budapeste, para quem não sabe, é uma cidade bastante romântica. O Danúbio atravessa o coração da cidade e as suas pontes brilham com milhares de luzes à noite. Um palácio Numa das margens fica o palácio, com colinas verdes por trás, enquanto que na outra ficam grandes praças e cafés acolhedores. E em todos os lugares há passeios avenidas, pois esta é uma cidade para ser conhecida a pé.
10. Bergen, Noruega
Bergen é a porta para os fiordes da Noruega, um porto de cruzeiros importante, uma cidade internacional repleta de história e tradição, com charme e atmosfera de uma pequena cidade. É possível ver pequenas casas de madeira, ruas pavimentadas com pedaços de pedra e flores em todos os lugares.
11. Bruxelas, Bélgica
Bruxelas convida-o a passear com a sua cara-metade pelas ruas da cidade. Chocolates, pralinés e flores vão acordar os seus sentidos. Além disso, existem vários hotéis e spas encantadores onde poderá recarregar energias e relaxar. Vive l'amour!
12. Amesterdão, Holanda
Parte do romance de Amesterdão está nos canais que atravessam todo o centro da cidade. As casas senhoriais centenárias erguem-se sobre esse labirinto de canais e transmitem uma sensação mágica e relaxante. Uma caminhada à noite é obrigatório, já que as ruas e pontes estão todas iluminadas.
13. Maiorca, Espanha
Maiorca é uma pequena ilha e, na maioria das vezes, é um destino popular no verão. No entanto, não se desanime porque é um lugar deslumbrante que tem dezenas de hotéis para si e para a sua cara-metade poderem descansar e aproveitar uns dias. Além disso, a comida e o vinho são excelentes.
14. Madeira, Portugal
A Madeira fica a menos de duas horas de avião de Lisboa e é um dos destinos escolhidos por muitos casais que pretendem descansar durante uns dias. Há vários hotéis à beira-mar e muito para descobrir. Praias, serras, jardins floridos e aldeias tradicionais para conhecer numa viagem com a sua cara-metade.
15. Dubrovnik, Croácia
A Cidade Velha de Dubrovnik fá-lo recuar vários séculos. Fora das muralhas da cidade medieval, há praias no adriático perfeitas para um mergulho com o companheiro, como por exemplo a praia da moda de Banje. Visite as vinhas da península de Pelješac para saborear um Dingač tinto e aveludado e coma ostras frescas em Ston. Depois de escurecer, jante à luz de velas num dos restaurantes da Cidade Velha ou da marina.
16. Copenhaga, Dinamarca
Há algo em Copenhaga que faz lembrar os contos de fadas: uma sereia ali, uma fortaleza em forma de estrela lá mais ao fundo, há uma espiral de caudas de dragões entrelaçadas e moradias coloridas. A cidade é perfeita para passeios ao ar livre ao longo do rio e dos canais. Além disso, está cheia de bares e restaurantes acolhedores, muitas vezes escondidos nas ruas secundárias.
17. Reiquejavique, Islândia
Com algumas das paisagens mais dramáticas da Europa - se não do mundo - não há como negar o fascínio inerente da Islândia. A sua pequena capital, que tem apenas 150 mil habitantes, é bastante romântica, com a sua atmosfera de aldeia, casas coloridas e vistas para o mar e para as montanhas.
18. Berlim, Alemanha
Berlim também pode ser uma cidade surpreendentemente gentil e romântica. Atravessada por rios e canais, repleta de belos parques e rodeada de bonitos lagos, é ideal para passeios a dois. Nos meses mais frios, os cafés e bares são perfeitos para encontro mais intimista.
19. Viena, Áustria
Entre nos cafés elegantes, admire a arquitetura e inspir-se na rica cultura de Viena, pois a cidade tem uma beleza fascinante. Certamente há muito para os casais apaixonados fazerem em Viena, como visitar os famosos palácios imperiais e os museus fascinantes.
20. Lago Bled, Eslovénia
A Eslovénia, no geral, é um país de uma beleza extrema, por isso não é surpresa que o Lago Bled esteja na lista dos destinos mais românticos da Europa. Ljubljana, a capital, tem muito para conhecer, com vários cafés e restaurantes que servem boa comida. O Lago Bled fica a apenas 50 quilómetros e é uma das jóias mais bem guardadas do país
21. Valeta, Malta
Valetta é uma pequena cidade, mas não se deixe enganar. Embora seja pequena, é muito bonita e romântica. Além disso, há muitos lugares para ver em Malta e, como a ilha é pequena, é possível explorá-la a pé.
22. Creta, Grécia
É a maior das ilhas gregas e tem muito para fazer. Por isso o o que poderia correr mal numas férias românticas? Há belas praias, paisagens incríveis, boa comida, bom vinho e, claro, os habitantes locais estão sempre dispostos a ajudá-lo durante a sua estada.
23. Granada, Espanha
Granada fica localizada na Andaluzia, perto da Serra Nevada. É um lugar onde as pessoas dançam, comem e aproveitam a vida ao máximo. A cidade é jovem, mas cheia de história e influências árabes. Não deixe de visitar Alhambra, mas é aconselhável comprar os bilhetes com alguma antecedência.
24. Lago di Como
O Lago di Como continua a ser uma conjugação harmoniosa de beleza natural e artificial. Os seus jardins, como tantos na Itália, são uma união de duas tradições paisagistas: a da Itália renascentista, que valoriza a ordem, e a da Inglaterra vitoriana, que busca criar a ilusão de uma selva natural. É um dos locais mais românticos de Itália. É impossível lá chegar e não ficar desde logo deslumbrado com o tamanho do lago e com todas as casinhas nas suas margens.
25. Nice, França
Nice,na Riviera Francesa e banhada pelo mar Mediterrâneo, é o local ideal para umas férias relaxantes num destino romântico. Por estar muito perto de Itália, sente-se uma mistura entre a cultura italiana e a francesa, tendo um charme único.
Fevereiro é o mês do amor. E se está a planear uma viagem no Dia de São Valentim ou umas férias futuras com a sua cara-metade, mas não quer ir até muito longe, saiba onde ir na Europa.
Esqueça as cidades clichés de Paris, Roma, Santorini ou Veneza. Sugerimos-lhe 25 destinos alternativos, mas igualmente românticos. Há opções para todos os gostos, por isso não perca tempo e reserve já as suas férias a dois.