Com uma história de mais de 5000 anos, basta uma rápida pesquisa para perceber que a Acrópole, a Ágora ou o Museu Nacional de Atenas encabeçam as listas dos pontos turísticos imperdíveis da capital grega.

Mas nem só de histórias épicas e epopeias se fez Atenas e também há narrativas contadas nas paredes dos estabelecimentos mais curiosos – e antigos – da capital grega.

É o caso de Brettos – pronunciado Vrettos. O bar, que é também uma destilaria – a mais antiga da cidade – e que conta quase 110 anos, encontra-se aninhado no centro de Atenas, na calçada das ruas que compõem o bairro histórico de Plaka.

Corria o ano de 1909 quando o fundador, Michail Brettos, abriu um lugar onde o ouzo – bebida tipicamente grega incolor e com base no anis – e o brandy servidos diretamente do barril eram os produtos diferenciadores. Mas aqui também encontrará licor de cidra, servido fielmente segundo receitas ancestrais da antiga cidade grega de Smyrna, bem como cervejas, vinho e coquetéis.

Mas nem só de histórias épicas e epopeias se fez Atenas e também há narrativas contadas nas paredes dos estabelecimentos mais curiosos – e antigos – da capital grega.

Nas paredes do estabelecimento, alinhadas com barris de madeira centenários, encontrará centenas de garrafas coloridas, uma experiência visual que mantém o encanto do espaço e que fazem desta pérola grega um dos locais a não perder em Atenas.

No Brettos, os moradores e viajantes – mais moradores que viajantes, na verdade – param para beber ouzo caseiro, brandy e licores, usufruindo ainda de uma amostra de licores com uma grande variedade. São, na verdade, mais de 36 os sabores à espera de descer da parede para serem derramados no seu copo. Com inúmeras opções, difícil será não ficar satisfeito.

Mais que uma experiência de degustação da cultura grega em forma de licores, o Brettos oferece uma experiência marcada pela autenticidade, longe dos locais turísticos da cidade. Aqui, encontrará mais atenienses que visitantes estrangeiros, gozando assim de uma experiência que junta sabores e ambiente helénicos, difíceis de encontrar em locais invadidos por turistas curiosos.

Observe a maneira grega de festejar a vida, enquanto se delicia com um licor de café ou banana. Saúde!

Reserve já a sua viagem!

Partilhar