Tal como uma moeda, Nápoles apresenta-nos duas faces tão opostas quanto autênticas. Por um lado caótica, presenteia-nos com paisagens únicas, uma gastronomia de tradição – não fosse esta a cidade que viu nascer a piza – e uma história e cultura das mais ricas do mundo.

Se procura a experiência da mais autêntica Itália, este é o sítio certo. Na costa oeste do sul do país, entre os vulcões adormecidos do monte Vesúvio e Campi Flegrei, e com Capri, Ischia e Procida mesmo ao lado, existe uma região conhecida pela sua história, arte, cultura, arquitetura, música e gastronomia.

Fundada no século IX antes de Cristo como uma colónia da Grécia Antiga, Nápoles foi ocupada por civilizações que deixaram vestígios na sua herança artística e arquitetónica. Os 1700 hectares do centro histórico foram a capital de ducados, reinos, um império e o centro cultural da Renascença do século XVII ao XIX. Hoje, a região é Património Mundial da UNESCO.

Entre os vulcões adormecidos do monte Vesúvio e Campri Flegrei, e com Capri, Ischia e Procida mesmo ao lado, existe uma região conhecida pela sua história, arte, cultura, arquitetura, música e gastronomia.

As praças podem não ser tão brilhantes como as de Florença e provavelmente não vai encontrar tantas pessoas que falem inglês como em Roma, mas Nápoles é uma cidade acolhedora cheia de pessoas que desejam compartilhar a sua cultura consigo.

Deixe-se levar pelo dolce far niente passeando pelo Borgo Santa Lucia e perca-se nas ruas estreitas e empedradas que o guiam até ao mar e oferecem uma variedade de lojas de artesanato, restaurantes e cafés. Olhe para cima e admire as varandas com roupas penduradas e veja as crianças brincar sem preocupações.

À hora da refeição, ofereça a si mesmo a experiência de comer uma piza feita segundo as regras da Associazione Vera Pizza Napoletana – que isto de fazer pizas tem tanto de saboroso como sério!

Na L’Antica Pizzeria da Michele, popularizada pelo filme “Eat, Pray, Love“, poderá provar o verdadeiro sabor da tradicional piza Margherita. Mas prepare-se para aguardar pacientemente na fila, para se deliciar com uma piza que lhe vai mostrar porque é que a paciência é, de facto, uma virtude. Se não está preparado para uma espera tão longa, experimente a piza frita da Pizzeria Di Matteo ou a piza St Attilo, inspirada na forma do sol.

Na Piazza del Plebiscito, beba um café zuccherato (com açúcar) ou amaro (amargo) no histórico Caffee Gambrinus, onde Oscar Wilde passou parte do seu tempo e Mussolini evitou encontros indesejados. Experimente ainda a bela cioccolata calda (chocolate quente) e aproveite a vista da cidade.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar