Em Helsínquia, na interseção entre Aleksanterinkatu e Mannerheimintie há uma estátua que guarda marcas da II Guerra Mundial.

A capital finlandesa fica a apenas 400 km a este de Estocolmo, 300 km a oeste de São Petersburgo e 80 km a norte de Tallinn, sendo assim um ponto obrigatório no roteiro de qualquer viajante que explore o território Escandinavo. Com uma atmosfera descontraída e avenidas largas, aqui a história não se conta em atos, mas com a ajuda preciosa das estátuas ali erguidas.

Além de ser a área urbana mais a norte do mundo e a capital mais ao norte de um estado membro da União Europeia, Helsínquia é também o lar de uma rica variedade de esculturas públicas dispostas nos locais mais centrais e quotidianos da cidade, onde os miúdos passam diariamente para ir para a escola, homens e mulheres correm apressados para os seus empregos e turistas se deixam deslumbrar por uma cidade a descobrir.

Tallin é um ponto obrigatório no roteiro de qualquer viajante que explore o território Escandinavo

Ao longo da sua existência, as cerca de 250 obras de arte da capital finlandesa terão assistido a centenas de discussões e testemunhado inúmeras demonstrações de amor, números que afirmam com rigor que o Museu de Arte de Helsínquia (MAH) se estende muito para lá das suas paredes, abrangendo todo o espaço da cidade e promovendo o acesso livre à cultura de quem visita a cidade e ali vive.

Nos seus passeios pela Praça dos Três Forjadores, na interseção entre Aleksanterinkatu e Mannerheimintie, junte-se aos olhos curiosos que fotografam The Three smiths – Os Três Forjadores, a estátua que hoje funciona como um ponto de encontro para grupos e namorados na cidade e que guarda na sua base marcas da História do mundo moderno, depois de ter sido danificada durante um bombardeamento da II Guerra Mundial, em 1944.

Na Kauppatori – Praça do Mercado – saúde a Merenneito, ou Havis Amanda, que assistiu de um lugar privilegiado às celebrações de campeonatos mundiais de hóquei no gelo finlandesas ou as festividades que marcaram a primeira vitória do país no Festival da Eurovisão, em 2006. Simbolizando o renascimento da cidade de Helsínquia, esta sereia de 1,94 m esculpida em bronze retrata o renascimento da cidade.

Mesmo nos dias mais frios do inverno, Helsínquia é uma verdadeira cidade postal. Perca-se nas suas ruas ou tome uma bebida quente num café de praça com esplanada climatizada. Com tanta história e elementos interessantes espalhados pela cidade, uma coisa é certa: mesmo que viaje sozinho… nunca o sentirá.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar