Também conhecida como a «Ilha dos Deuses», Bali é considerada muitas vezes como o melhor destino do mundo (chegou a ficar em primeiro lugar nos Choice Awards 2017 do site TripAdvisor). É um dos destinos do momento, muitos portugueses desejam lá passar férias e 2018 poderá ser o ano certo para concretizar esse sonho.

Alguns hotéis reduziram os preços em mais de 50% para tentar atrair turistas para a ilha tropical, famosa pelas suas praias de areia branca e água azul-turquesa. O objetivo é combater a perda significativa de visitantes devido aos problemas causados pelas recentes erupções vulcânicas do Mount Agung.

Em setembro do ano passado, as autoridades alertaram para uma erupção que poderia ser iminente, mas agora baixou o estado de alerta. Os cientistas descobriram uma redução na atividade do vulcão: «As atividades e o turismo em Bali foram declarados seguros e não haverá mais interrupção relacionada com o vulcão neste momento», disse o ministro indonésio da energia, Ignasius Jonan, em comunicado.

Foi declarado que 98% da ilha é segura e está localizada fora da zona de perigo, que foi reduzida para um raio de 6-10 quilómetros. Preocupado com a perda na receita de turismo, que terá sido de cerca 423 milhões em 2017, o ministro da Indonésia, Arief Yahya, incentivou a indústria hoteleira a não ter medo de dar descontos. O site de reservas da Expedia mostra que muitos hotéis seguiram o seu conselho, com alguns hotéis a oferecerem 50 e 60% de desconto nas tarifas.

Apesar de algumas companhias de seguros de viagem excluirem a cobertura para interrupções relacionadas com o Mount Agung, o Conselho de Turismo de Bali prometeu que os visitantes não ficarão retidos se o aeroporto precisar de fechar novamente. Caso isso venha a acontecer, o Turismo da ilha compromete-se a fornecer transporte aos turistas para um aeroporto alternativo de forma gratuita, ou uma noite grátis num alojamento, seguida de muitas noites com grande desconto se não forem permitidos voos.

Veja fotografias do destino na galeria de imagens acima.

Bali: vida de templo e de cidade num destino de surf


Veja também:
A Indonésia é o país com mais ilhas do mundo: é uma viagem de sonho
10 destinos no Sudeste Asiático de que nunca ouviu falar

Partilhar