Não faltam em Portugal magníficas praias de extensos areais resplandecentes, por mais de mil quilómetros de costa. Mas se há uma região privilegiada no que a praias diz respeito, é sem dúvida o nosso solarengo Algarve.

Quando regressamos após uma semana de férias fora do país, apercebemo-nos das maravilhas que, ano após ano, trocamos pela irresistível sedução de um destino diferente. Temos em Portugal algumas das melhores praias do mundo, e muitas são autênticos paraísos por descobrir. Por isso, vale a pena pensar duas vezes antes de marcar aquela viagem para o outro lado do Atlântico e considerar que, aqui bem pertinho, temos muito por conhecer.

Encontramos em Vilamoura, no Algarve, alguns dos mais deslumbrantes areais que tornaram o nosso país famoso como destino de férias. A Prainha, localizada na fronteira com Quarteira, é certamente um exemplo responsável pela fama do nosso país em ter as nossas melhores praias. Praticamente desconhecida e quase sempre deserta, será a mais tranquila praia de Vilamoura, ideal para famílias ou casais em busca de paz e sossego.

Vale a pena pensar duas vezes antes de marcar aquela viagem para o outro lado do Atlântico e considerar que, aqui bem pertinho, temos muito por conhecer.

De fino areal e fazendo jus ao encanto algarvio, aqui podemos alugar um chapéu de sol com espreguiçadeira e apenas relaxar com um bom livro. Para os mais aventureiros, há desportos aquáticos como caiaques, gaivotas ou paddle (é possível ter aulas com um instrutor certificado). Nenhuma das atividades envolve motores ou afins que façam barulho, em defesa de quem procura descansar.

Uma visita a Vilamoura passa obrigatoriamente pela Marina, uma das mais impressionantes infraestruturas no Algarve. A construção desta marina começou nos finais dos anos 60 e início dos anos 70. As primeiras escavações começaram em 1971, e quatro anos depois entrou o primeiro veleiro na Marina de Vilamoura. Era o veleiro Giralda, propriedade de um dos maiores apaixonados pelo nosso país, Sua Alteza Real, o Conde de Barcelona (Juan Carlos de Espanha, antigo rei daquela monarquia parlamentar).

Exilado no nosso país durante a sua infância, por altura da ditadura de Franco em Espanha, Juan Carlos é apenas uma das muitas personalidades fascinadas pelas nossas praias e temperaturas amenas. A afluência turística de Vilamoura é disso exemplo, especialmente na zona da marina. Ali perto, foram construídos entretanto cinco campos de golfe, um colégio internacional, campos de ténis, áreas de running e fitness, clubes de vela, entre outras atrações que tornam esta cidade um dos destinos mais chamativos luxuosos do Algarve.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar