O ano de 1926 ameaçava terminar em tragédia para os ingleses, quando descobriram o carro abandonado de Agatha Christie, sem sinais da escritora.

Desaparecida há 11 dias, os jornais britânicos preparavam já os perfis da mais famosa autora de romance policial, adivinhando o seu destino. Mas de repente, Agatha Christie é encontrada num hotel, hospedada com o nome da amante do marido, pela qual alegadamente ele teria pedido o divórcio à adorada escritora do Reino Unido.

Dois meses depois, Agatha Christie, ainda incomodada pelo assédio da imprensa, decidiu refugiar-se numa ilha espanhola, na companhia da filha Rosalind, de 12 anos, e da secretária Charlotte Fisher. Desembarcou no Puerto de la Cruz, em Tenerife, em busca da prometida tranquilidade de um destino de sol, praias e calor.

Tenerife é a maior ilha do arquipélago das Canárias, ao qual pertencem também as encantadoras ilhas de Maiorca ou Lanzarote, por exemplo. É nesta ilha que encontramos um dos maiores e mais belos jardins de orquídeas, que gostávamos de dizer que terá inspirado outro escritor de thrillers, Rex Stout, a criar uma personagem de um detetive apaixonado por estas flores – mas não temos certezas sobre isso. O que sabemos é que Agatha Christie ficou hospedada na quinta onde se encontra o jardim, a Sitio Litre Garden, assim como a pintora britânica impressionista Marianne North e o escritor, tradutor e linguista Sir Richard Burton.

Tenerife é a maior ilha do arquipélago das Canárias, ao qual pertencem também as encantadoras ilhas de Maiorca ou Lanzarote

Durante o tempo que passou em Tenerife, Agatha Christie ficou também alojada no Hotel Taoro, o primeiro hotel de luxo construído em Espanha, também no Puerto de la Cruz, desenhado pelo arquiteto francês Adolph Coquet e aberto em 1890. Pertinho do hotel, a autora de personagens intemporais como Poirot terá passeado pelo Taoro Park, jardins agora públicos e que, naquele tempo, pertenciam ao hotel.

Concentrando a sua estadia à zona do Puerto de la Cruz, não sabemos se Agatha Christie se terá arriscado a dar um mergulho em Tenerife. Junto ao porto onde a escritora avistou a ilha pela primeira vez, as águas já eram profundas, pelo que os banhos não eram aconselhados. Só nos anos 70, quando o arquiteto de Lanzarote Caeser Manrique foi contratado para criar um complexo de piscinas naturais, é que aquela zona se tornou um destino de praia para famílias. O complexo da costa Martiánez, conhecido também como “Los lagos”, é uma das pequenas maravilhas de Tenerife, um exemplo único de criação humana onde a natureza permaneceu imaculada.

Sem dúvida que o sossego das idílicas paisagens de Tenerife terá tido um efeito terapêutico na criadora de Miss Marple (que conhecemos na série “Crime, Disse Ela” dos anos 80), especialmente se tiver perdido algum tempo a descobrir as montanhas de Martiánez, uma cordilheira em estado selvagem que nos faz esquecer que, a poucos quilómetros, famílias enchem as famosas praias de Tenerife.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar