A Costa do Sol é uma região turística do sul de Espanha, na província de Málaga, na comunidade autónoma da Andaluzia. A capital é Málaga, um dos destinos turísticos mais importantes de Espanha. É a sexta maior cidade do país, com mais de 560 mil habitantes, sendo que a sua população se multiplica nos meses de verão e durante as épocas festivas.

Para além das suas praias famosas, como Torremolinos, Benalmádena, Fuengirola ou Marbella, a província de Málaga tem muito para oferecer no seu interior: reservas protegidas, montanhas e parques naturais.

Locais a visitar

Torcal de Antequera
Z
ona natural única, declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Desfiladero de los Gaitanes e Camiñito del Rey
Uma das paisagens mais bonitas e surpreendentes do Sul de Espanha. Entre as rochas verticais do desfiladeiro, corre o Caminito del Rey, que oferece aos visitantes uma paisagem de rara beleza.

Acantilados de Maro Cerro Gordo
O mar e a natureza unem‑se na Costa do Sol, dando lugar a paisagens muito distintas entre si. Os penhascos de Maro‑Cerro Gordo são uma região natural, onde o relevo abrupto se mistura com pequenas praias e enseadas.

Eventos

Feira de Málaga 2018
De 11 a 19 de agosto, Málaga celebra as Festas de Verão, que tiveram início com a comemoração da incorporação da cidade no reino de Castela pelos Reis Católicos. Fogo‑de‑artifício, comida de rua, tapas e vinho, muita música,
Málaga torna‑se o centro da Costa do Sol para onde se deslocam milhares de visitantes.

Noite de São João
A 23 de junho, os habitantes de Málaga deslocam‑se às praias para celebrar a chegada do verão. Manda a tradição que se leve tudo para a festa: lenha para as fogueiras, desejos escritos numa folha de papel para serem queimados, boa música, e muita vontade de provar as famosas espetadas de sardinhas.

Quando ir

O clima da Costa do Sol é semelhante ao do Sotavento Algarvio. A melhor altura para visitar é na primavera e no outono, evitando a afluência do turismo de verão.

Como ir

A melhor maneira de chegar a Málaga é de carro. Mas a TAP voa diretamente de Lisboa para Málaga a partir de 100 euros (ida e volta).

17 praias no norte e sul de Espanha para ir de férias aqui ao lado


Veja também:
Santander: à descoberta da nova vida desta cidade espanhola
Soria: passeio pelas margens do rio Douro em Espanha

Partilhar