À beira mar, ou pelos trilhos da serra, com as magníficas falésias da costa no horizonte, a bicicleta é a nossa melhor aliada para conhecer cada cantinho do Algarve.

Toalha, fato de banho e roupa leve. A mala de viagem que levamos para o Algarve é a mais fácil de fazer: não é preciso muito para passar alguns dias de toalha na areia. Mas quando limitamos as nossas férias na costa algarvia a uma ou duas praias, passa-nos ao lado todo o encanto daquela região. Afinal, para descobrir as pequenas maravilhas do Algarve, basta-nos duas rodas (e boa disposição).

A bicicleta é um meio de transporte acessível e prático para desbravar o território algarvio, onde além de costas repletas de incríveis praias e falésias, há serras para desfrutar da emoção das subidas e descidas em duas rodas. Para quem não se sente seguro para simplesmente pegar na bicicleta e rumar a sul, existem passeios organizados por empresas ou guias (a maior parte sediados em Faro).

Há inúmeras pistas e trilhos entre os arredores de Faro e São Brás de Alportel – para descobrir sozinho ou para seguir à boleia de empresas que asseguram toda a parte logística para o passeio, como transporte, serviço de guia ou assistência técnica, incluindo ainda o mais importante para a aventura: a bicicleta, para quem não tiver ou preferir deixar a sua em casa.

À aventura pela serra do Caldeirão
Um dos mais emocionantes percursos no Algarve começa na Serra do Caldeirão, em Alportel. Destaca-se pela diversidade e riqueza da paisagem envolvente, assim como pelos caminhos, com troços muito estimulantes. Inclui descidas vertiginosas, pelo que não está aconselhado a principiantes. Este percurso passa por alguns dos locais mais belos da região, como a Fonte Férrea ou a Cova da Muda. Há mapas disponíveis nos sites do município, que se aconselha a consultar antes de partir à aventura.

Os segredos da Ribeira de Alportel
Outro dos percursos mais emocionantes do Algarve tem início na Fonte da Tareja, também em São Brás de Alportel, de onde se desce até à Ribeira de Alportel. Aqui, descobrimos pequenas cascatas e cantinhos paradisíacos. Segue-se nas margens da ribeira, subindo para as colinas a norte de Almargens, com descida pela Serra do Caldeirão até à localidade de Bico Alto.

Via Algarviana
Para os mais aventureiros e experimentados nas duas rodas, a Grande Rota Pedestre da Via Algarviana, com cerca de 300 km, é o percurso mais completo para conhecer o Algarve de uma ponta à outra. A Via Algarviana atravessa 11 municípios do Algarve e pode ser usada para BTT, bicicletas ou passeios equestres.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar