Numa cidade feita de superlativos, mais é mais.

Mas para além de algumas das maiores e mais luxuosas infraestruturas do mundo, a cidade do Dubai também guarda lugares onde ainda é possível descobrir a história e os costumes de um passado que sobrevive em harmonia com um presente vibrante.

1. Burj Khalifa
Com 828 metros, é orgulhosamente a torre mais alta do mundo. E se o exterior é admirável (e impossível de passar despercebido), é a partir do interior, subindo de elevador até ao posto de observação situado no 124º andar, que melhor se percebe a imponência deste edifício pouco aconselhado a quem sofre de vertigens.

2. The Dubai Mall
Longe de ser apenas um centro comercial, o Dubai Mall está na lista dos maiores do mundo, incluindo mais de 1200 lojas e 150 restaurantes. Para além disso, acolhe um parque temático, ringue de gelo, uma cascata interior, uma fonte e ainda um Aquário e Zoo Subaquático.

3. Fonte do Dubai
Ainda que a cidade não seja propriamente um destino económico, há algumas atrações que podem ser vistas de graça – e as Dubai Fountains são uma delas. Todos os dias, há espetáculos que combinam música, luz e jatos lançados a alturas que chegam aos 150 metros, naquele que, segundo o turismo do Dubai, tem (adivinhou) o maior sistema de fontes coreografadas do mundo.

4. Palm Jumeirah
O que leva alguém a construir uma ilha artificial com a forma de uma palmeira? Talvez seja uma daquelas perguntas cuja resposta só se pode mesmo encontrar no Dubai. Ligada ao continente por um monocarril que percorre o “tronco” da ilha (uma das maiores ilhas artificiais do mundo, claro), é facilmente alcançável por quem quiser ver de perto os seus hotéis e resorts de luxo.

5. Dubai Creek
Apesar de toda a opulência, é olhando para baixo, para o estuário de água salgada que divide a cidade, que se encontra o coração do Dubai. Foi aí que a tribo Bani Yas se estabeleceu e as suas águas foram, durante muito tempo, verdadeira fonte de vida, oferecendo alimento e sustento, através da pesca de pérolas. O estuário pode ser percorrido nos “abras”, os tradicionais táxis aquáticos em madeira, por preços muito acessíveis.

6. Museu do Dubai
Perto do creek, o museu é incontornável para quem quiser conhecer a história da cidade na era pré-petróleo, explorando a cultura e as tradições locais, como as mesquitas, souks, bazares e a pesca de pérolas, uma atividade central na antiga Dubai.

7. Al Fahidi
Em Bur Dubai, o bairro histórico de Al Fahidi é um dos mais antigos da cidade, refletindo o estilo de vida entre meados do século XIX e os anos 70 do século XX, com ruas estreitas e edifícios construídos em madeira, teca e gesso onde se encontram ainda as tradicionais “barajeel”, torres de vento. Hoje, o bairro acolhe também museus e centros culturais, como o Centro para o Entendimento Cultural Sheikh Mohammed, que pretende transmitir aos visitantes um olhar compreensivo sobre a cultura e os costumes dos Emirados Árabes Unidos.

8. Mesquita Jumeirah
Com dois minaretes e construída unicamente com pedras brancas, seguindo a tradição medieval Fatimid, é considerada por muitos uma das mais bonitas da cidade e é a única mesquita do Dubai que aceita visitantes não-muçulmanos. A visita pode ser feita livremente ou juntando-se a uma das excursões realizadas pelo Centro para o Entendimento Cultural Sheikh Mohammed.

9. Deira
Na margem norte do estuário, Deira é famosa pelos seus souks tradicionais, repletos de gente, cores e cheiros. Aqui, fica o maior bazar de ouro do mundo, mas também um souk de especiarias. Para além dos mercados, o distrito é casa da Escola Al-Ahmadiya, a mais antiga do Dubai e hoje um museu de educação pública, e da Heritage House, edifício que proporciona a oportunidade de espreitar o interior de uma tradicional casa de família.

10. Arsekal Avenue
Na zona industrial de Dubai, este “hub” artístico nasceu em 2007 com o objetivo de fomentar uma comunidade criativa nos Emirados Árabes Unidos. Hoje, o espaço acolhe algumas das galerias de arte contemporâneas mais importantes da cidade, bem como pequenas galerias independentes, boutiques de moda, restaurantes pop-up, cafés e eventos ocasionais, como exposições, festivais, ateliês e muito mais.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar