É na primavera, quando as temperaturas amenas e os dias de sol convidam a deambular por um Algarve livre de multidões, que se descobrem alguns dos maiores encantos desta região. Descubra 5 razões para partir – e voltar, sempre que puder.

  1. Golfe

Parece cliché mas não é por acaso que tantos turistas de todo o mundo procuram os campos de golfe algarvios – só no ano passado, foram jogadas mais de 1,3 milhões de voltas de golfe na região. O clima, a possibilidade de conjugar o golfe com outras atividades e, claro, as boas condições dos seus mais de 40 campos, trouxeram ao Algarve, pelo segundo ano consecutivo, o título de “melhor destino de golfe na Europa Continental” nos 2018 Annual Travel Awards. Para as famílias, há também vários campos de mini-golfe, como o Family Golf Park, em Vilamoura, que prometem diversão para todos. É ir preparando os tacos.

  1. Via Algarviana

Com os campos floridos e temperaturas amenas, a primavera é uma das melhores estações para se aventurar em passeios. Com cerca de 300km para percorrer a pé ou de BTT, divididos em 14 setores, a Via Algarviana liga o Cabo de São Vicente a Alcoutim. É um percurso feito, predominantemente, através da Serra Algarvia, com paisagens bem diferentes das dos habituais postais: em vez de mar, há campo, silêncio e um modo de vida que ainda vai permanecendo neste Algarve rural. A Via inclui ainda 12 pequenos percursos pedestres complementares, para explorar os arredores, e 4 rotas temáticas: contrabandistas, água, árvores monumentais e geologia.

  1. História

Castelos, fortalezas, túmulos megalíticos e ruínas romanas: são todos exemplos de monumentos a descobrir na região e uma das melhores opções de visita para famílias em busca de diversão e conhecimento. Válido por 7 dias, o bilhete “Circuito Monumentos do Algarve” inclui entrada na Fortaleza de Sagres, Ermida de Nª Senhora de Guadalupe, Monumenos Megalíticos de Alcalar e Vila Romana de Milreu por 6 euros por pessoa (e 50% de desconto no caso dos estudantes).

  1. Mar adentro

Com cerca de 200 km de costa, o mar algarvio oferece outras propostas para além de dias de praia, como passeios de barco para todos os gostos e idades. Na lista dos mais procurados estão as excursões ao algar de Benagil ou às grutas da Ponta da Piedade ou os passeios de observação de golfinhos, especialmente populares entre os mais novos. Para quem preferir aumentar o nível de adrenalina dentro de água, há aulas de surf, kayak, stand-up paddle ou mergulho, entre outros desportos, com escolas espalhadas um pouco por toda a região.

  1. Aves raras

Não é apenas expressão: são várias as espécies raras em Portugal que passam pelo Parque Natural da Ria Formosa, como o gamão ou galinha-sultana, que serve de símbolo ao parque. Com uma área de cerca de 18 mil hectares, esta área protegida é um verdadeiro oásis para amantes da observação de aves, servindo de casa a mais de 20.000 aves aquáticas durante a época de invernada. Além dos habitantes alados, o parque conta ainda com outros animais curiosos, como camaleões, e uma das maiores comunidades do mundo de cavalos-marinhos. As visitas ao parque podem ser feitas de forma autónoma (há diferentes percursos devidamente assinalados) ou com recurso a um guia.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar