Ao compasso do descanso, a ilha de São Miguel reserva vistas inesquecíveis e uma simpatia tão genuína quanto a pronúncia do português vincado e único das suas gentes.

Como uma boa região portuguesa, as tradições não são esquecidas e isso reflete-se, também, na gastronomia. A apenas 42 quilómetros de Ponta Delgada, no vale das Furnas, os sabores portugueses servem-se com uma energia especial: a da Terra.

Rodeada de vegetação de grande riqueza de fauna e flora, a Lagoa das Furnas é um dos maiores pontos de interesse de São Miguel, quer seja pelas fumarolas e geiseres do chão do Vulcão das Furnas (um dos três vulcões ativos de São Miguel), até à força da energia geotérmica, que se encontra com a gastronomia ao ponto de reinventar um dos mais tradicionais pratos portugueses: o cozido.

Para experimentar o cozido das Furnas é obrigatório recorrer a um dos restaurantes aderentes, uma vez que a gestão dos cozidos é feita pela Junta de Freguesia e a confeção tem de ser acompanhada pelos funcionários que colocam e tiram da terra quente as panelas que guardam a iguaria, envoltas em panos. Debaixo da terra, e sobre o calor geotérmico dos vulcões, o cozido demora cerca de cinco a seis horas a cozinhar lentamente com o vapor.

Rodeada de vegetação de grande riqueza de fauna e flora, a Lagoa das Furnas é um dos maiores pontos de interesse de São Miguel

Enquanto espera pela refeição, aproveite para explorar os pontos de interesse da zona, passando pelos miradouros do Pico do Ferro e o Miradouro do Salto do Cavalo, a partir de onde poderá observar como o Vale das Furnas se desenvolveu dentro da cratera do vulcão. Após esta caminhada, siga para o Parque Terra Nostra. Com mais de 200 anos, logo à entrada encontrará um tanque de água termal a uma temperatura entre os 35 e 40°C, onde o banho é permitido… e quase obrigatório! Nos caminhos do Parque, contemple a coleção de camélias que salpica o cenário com cor e, ali perto, não deixe de passar pela famosa Poça da Dona Beija, um idílico espaço termal ao ar livre perfeito para relaxar ao final do dia.

Com o tempo contado e chegada a hora de voltar ao cozido, assista a um ritual único , a retirada da panela da terra. De acordo com o restaurante escolhido, dirija-se ao buraco de onde será retirada a panela do cozido e observe o pesado processo, em que são precisas duas pessoas. Aproveite para registar o momento em fotos e vídeos, para mais tarde recordar, e siga para o restaurante de escolha para um almoço relaxado.

Além de um deleite para o estômago, a ilha de São Miguel alimenta também as vistas.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar