Foi aqui, numa das sete ilhas do mar Jónico, que a princesa Sissi se instalou e dedicou um palácio ao guerreiro Aquiles, por acreditar que este personificava a alma e justiça helénicas.

Hoje, a par da história e mística, são as praias de águas cristalinas e a paisagem deslumbrante que enfeitiçam os olhares curiosos de quem passa por Corfu.

Vastamente rica num passado histórico e glorioso, marcado por avanços e recuos de diversos povos, Corfu é a ilha mais culturalmente marcada de toda a Grécia. Os corfiotes – habitantes de Corfu, em grego – são tipicamente hospitaleiros e adoram contar a história tumultuada da sua ilha-mãe, marcada por uma encruzilhada de ocupações de povos ingleses, franceses ou venezianos. Na arquitetura, a presença destes últimos é intensa e o estereótipo de uma ilha grega com casinhas brancas e tetos azuis não se confirma.

O centro histórico e a cidade moderna estão interligados por pequenas ruas, sem divisão entre elas e, na sua parte nova, Corfu é uma cidade com lojas, bancos e supermercados. Na verdade, passear pela cidade dá a sensação de se estar numa grande metrópole, tal é o barulho do trânsito e a correria das suas gentes. Num traço mais elegante, aqui é visível a atenção que foi dada à arquitetura, praças e placas que indicam as direções das ruas antigas onde viveram famosos artistas, princesas e poetas gregos, italianos e franceses. As pequenas varandas dos edifícios vestem-se de flores e a roupa lavada pendurada à janela confere-lhe a autenticidade da região.

o estereótipo de uma ilha grega com casinhas brancas e tetos azuis não se confirma

A apenas vinte quilómetros da cidade velha, ergue-se o palácio de Sissi, a imperatriz do império austro-húngaro que encontrou na ilha o refúgio perfeito. Datado de 1891, o palácio fica no centro da ilha e daqui tem-se uma vista privilegiada sobre o mar Jónico. Nos seus jardins, observe as esculturas de “Aquiles vitorioso” ou “Aquiles derrotado”, a quem Sissi dedicou o palácio para expressar a imensa admiração pelo herói.

Mas a beleza e histórias de Corfu aumentam quando se parte para explorar a ilha. Pare nos vários miradouros e aprecie as vistas que fazem de Corfu a mais verde das ilhas gregas.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar