São muitos os hotéis que apenas permitem hóspedes adultos, mas são raros os que proíbem a entrada de homens.

Em Zurique, na Suíça, há um hotel exclusivamente para mulheres. A Josephine’s além de receber hóspedes do sexo feminino, acolhe mulheres que precisam de um abrigo seguro.

O hotel de três estrelas abriu há exatamente um ano, no Dia Internacional da Mulher, e tem habitualmente uma taxa de ocupação entre os 80 e os 90 por cento. A gerente Verena Kern admite que, quando o hotel abriu, não esperava que houvesse tanta adesão. Mas quem o visita facilmente percebe a razão para tanto sucesso: a Josephine parece-se mais como “uma casa longe de casa” do que propriamente com um hotel. No andar superior, as hóspedes sentam-se à mesa juntas e partilham um buffet de pequeno-almoço servido todas as manhãs.

Como acontece em muitos hostels de todo o mundo, existe uma cozinha aberta para quem quiser cozinhar as suas próprias refeições. As hóspedes têm uma gaveta própria no frigorífico para a sua comida.

«A Josephine parece um grande apartamento partilhado, e isso é algo de que as nossas clientes gostam muito», disse Kern ao Lonely Planet. «O hotel recebe todos os tipos de hóspedes, incluindo turistas num city break, clientes de negócios em viagens de vários dias, residentes de longa duração e estudantes universitárias».

O período das estadas varia de uma única noite até uma estada máxima de seis meses; no entanto, oito a dez dos 38 quartos do hotel são reservados para mulheres que precisam de um lugar de emergência para ficar, como acontece com aquelas que fogem ao abuso doméstico.

Algumas mulheres são encaminhadas para a Josephine’s pelo departamento social de Zurique e outras organizações de ajuda. «Aqui, elas encontram um lugar para se acalmarem e resolverem os seus assuntos», explica Kern. «Não somos uma instituição terapêutica e não podemos lidar com situações agudas de crise. Mas podemos oferecer a essas mulheres um refúgio seguro para recuperarem depois da tempestade por que passaram».

Os preços da Josephine começam a partir de 90 francos suíços (76,90 euros) por noite para estadas curtas, e 55 francos suíços (47 euros) por noite para estadas mensais.


Veja também:
Esta ilha na Europa é só para mulheres: os homens não são bem-vindos
Já abriu o primeiro hotel da Europa controlado pelo smartphone do cliente

Partilhar