A apenas 1 hora e 30 minutos de Portugal continental, a ilha da Madeira reserva paisagens de cortar a respiração até aos viajantes mais experientes.

Montanhas com miradouros deslumbrantes e percursos pedestres quase a tocar nas nuvens e pores-do-sol infinitos – a Madeira é o paraíso feito à medida de quem procura tudo isto num lugar só.

Abençoada pelo sol mas apaixonada pelo mar, a Pérola do Atlântico parece ter sido talhada por alguém que procura um clima de sossego temperado pela brisa oceânica. Para conhecer bem todo o território da ilha, a melhor opção é alugar um carro durante uma semana e fazer um roteiro por todo o território.

Bem junto ao Funchal, no lado oeste da ilha, a Praia da Calheta é um paraíso para viajantes. Além da grande oferta de bares e de uma pequena marina, esta praia é o testemunho vivo da História, sendo um dos pontos onde a cultura da cana do açúcar, introduzida na ilha no século XV pelo Infante D. Henrique, é ainda hoje largamente explorada. Depois de ver como se transforma esta matéria-prima em mel e aguardente, aventure-se numa roadtrip rumo à Ponta do Sol, embelezada por um promontório e casario pitorescos ao lado da marginal. Nesta região reserva-se uma praia muito procurada na altura do verão, onde, junto à estrada, uma queda de água se desmancha no asfalto e faz as delícias mesmo de quem apenas está de passagem.

A Pérola do Atlântico parece ter sido talhada por alguém que procura um clima de sossego, temperado pela brisa oceânica

Para quem gosta de verdadeiros quadros vivos, no extremo oriental da ilha, encante-se com os azuis do Atlântico na Ponta de São Lourenço, estendido desde a povoação do Caniçal até ao ilhéu do Farol. No Cabo Girão, o miradouro recente do maior promontório natural em Portugal, tem uma verticalidade de 589 metros de altitude. O fundo de vidro permite contemplar as fajãs cultivadas na base do promontório e, mais além, o azul sem fim do Oceano Atlântico.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar