Com enormes extensões de areia até aos promontórios de rochas de onde se mergulha para as águas turquesa tipicamente sicilianas, este destino é perfeito para quem procura férias de sol e mar.

Quando no verão o calor derrete os termómetros com temperaturas de 40 graus, os sicilianos fogem das suas cidades e rumam às praias de Mondello, a escassos quilómetros de Palermo. No golfo de Castellamare, mais precisamente na pequena localidade de San Vito lo Capo, famosa na época romana pelos balneários e pela imensa praia, a pouca profundidade da baía permite submergir centímetro a centímetro enquanto se caminha observando o fundo do mar através das águas de intensa cor turquesa. É impossível não se apaixonar por este cenário, especialmente para verdadeiros amantes de praia. Na época alta, os areais de Mondello enchem-se de milhares de corpos competindo pela atenção do sol, com o mar e a típica tranquilidade siciliana em pano de fundo.

Do outro lado da rota dos ventos, na direção este, se seguirmos de Palermo até Cefalù descobrimos uma cidade virada para o mar e protegida por uma imensa encosta de pedra que se eleva como se fosse um cenário construído de forma artificial. Apesar das lojas de souvenirs e dos restaurantes com menus turísticos, Cefalù conseguiu manter um certo ar de aldeia de pescadores. Vale a pena passar aqui uma noite, nem que seja para contemplar o entardecer desde a pequena marginal junto ao mar, com os últimos raios de sol a iluminar as casas frente à praia.

De facto, não há nada como a Sicília para amantes de praia

A costa este desta ilha tem paisagens a perder de vista. A Isola Bella de Taormina, uma pequena montanha separada da praia por um estreito de água de baixa profundidade, é um lugar de visita obrigatória para apaixonados. Na Riviera dei Ciclopi, encontramos promontórios de rocha vulcânica que saem do mar, e que, segundo a lenda, foram erguidos por ciclopes que habitavam nas entranhas do vulcão Etna.

Já em Agrigento, descobrimos uma praia de imaculada superfície. Scala dei Turchi é um capricho geológico de cal e argila, com uma paisagem composta por uma sucessão de plataformas e socalcos naturais esculpidos na rocha, paraíso na terra para amantes do bronzeado perfeito.

Eraclea Minoa, outra praia de nome mitológico, encerra a nossa saga em busca de sol e mar. Também em Agrigento, a poucos quilómetros de La Scala dei Turchi, na fina areia de Eraclea Minoa protegida por um bosque de pinheiros, há um lago de lama medicinal que brota do interior de uma gruta, uma oportunidade única para aliviar a pele queimada do sol com uma dádiva de minerais.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar