Gregos, romanos, bizantinos, venezianos, franceses e britânicos: todos passaram por Corfu, deixando atrás deles um legado que persiste até aos dias de hoje.

Junte-se à receita as paisagens naturais desta ilha grega situada no mar Jónico e o resultado é um destino único, com uma cidade cuja zona antiga foi declarada Património Mundial da UNESCO e uma mão-cheia de paragens imperdíveis.

Velha e Nova Fortalezas
São duas as fortalezas que delimitam o centro histórico de Corfu: a Velha, cuja construção se iniciou no século XV, onde antes existia um castelo Bizantino, e a Nova, erguida entre 1576 e 1645, ambas da responsabilidade dos Venezianos. Para além da importância histórica, são também pontos privilegiados para conseguir algumas das melhores vistas panorâmicas na ilha.

Palácio de São Miguel e São Jorge
Também conhecido como Palácio Real, o edifício neoclássico do início do século XIX é testemunha da passagem dos Britânicos, construído na parte norte da Spianada para servir de residência e sede administrativa a Sir Thomas Maitland, Alto Comissário em Corfu. Hoje, o palácio é casa do Museu de Arte Asiática de Corfu, o único do género na Grécia, justificando a visita também pela imponência da construção, em calcário importado de Malta, e pelos jardins que o rodeiam.

Igreja de São Espiridião
São muitas as igrejas em Corfu que valem a pena visitar. A mais imponente é a Catedral da cidade, a Igreja de S. Espiridião, o santo patrono da ilha que tem aqui guardados os seus restos mortais, levados todos os anos em procissão. A igreja é particularmente conhecida pela sua torre sineira, o ponto mais alto de Corfu. A valer uma foto, portanto.

Spianada
É uma das mais belas zonas de Corfu e a maior praça da Grécia, ocupando 42 mil metros quadrados no coração da cidade. Ao seu redor, encontram-se refletidos três períodos da sua história: o Palácio Real, de origem britânica, a Velha Fortaleza, veneziana, e o Liston, de influência francesa, com arcadas onde se situam alguns dos mais populares cafés da cidade.

Campiello
É em Campiello que fica a parte mais antiga da cidade velha de Corfu. Com ruas estreitas e labirínticas e pequenas praças, é quase impossível não se acabar perdido por aqui – mas o acaso faz parte do charme da cidade. Em algumas das casas ainda é possível ver os motivos venezianos e não faltam à zona templos, igrejas, tavernas, pequenos restaurantes e lojas para descobrir, bem como o mercado central.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar