Para além da riqueza histórica e arquitetónica da cidade, Praga tem, também, uma impressionante quantidade e variedade de atrações para os mais novos. É seguir a lista e vê-los sorrir.
Museu dos sentidos (Muzeum smyslů)
Aberto no final de 2017, neste museu tudo foi pensado para estimular, explorar e testar os sentidos. Entre as muitas experiências, há túneis escuros que dão acesso a selvas onde a água corre ao contrário, arranha-céus a partir dos quais se entra num deserto com ilusões óticas à mistura, danças com ondas de música e sistemas de espelhos infinitos. Tudo a cheirar a novo.
O reino dos caminhos de ferro (Království železnic)
Impossível ver a República Checa em duas horas? Talvez não. Nesta exposição com mais de 3 mil metros quadrados, há centenas de metros de carris, dezenas de modelos de comboios e carros em movimento e pequenas réplicas de edifícios e monumentos, todos juntos para recriar a República Checa em miniatura, incluindo, claro, a cidade de Praga.
Museu do Lego (Muzeum Lega)
Sem necessidade de apresentações, os Legos são os protagonistas deste museu com 340 m2. O museu tem a maior quantidade de exposições do mundo e é especializado na história do popular brinquedo, incluindo mais de 2500 modelos, entre os quais o Castelo de Praga, o Museu Nacional e a Ponte Carlos, divididos em 20 áreas temáticas. Para além do muito que há para ver, as crianças – e os pais, claro – também encontram uma zona para meter mãos à obra.
Torre Petrin (Petřínská rozhledna)
Construída em 1981, não é difícil perceber onde esta torre, um dos pontos turísticos mais populares da cidade, foi buscar inspiração. As semelhanças com a Torre Eiffel são óbvias e, do topo dos seus 63,5 metros, atingidos por quem tiver coragem de subir os 299 degraus, consegue-se uma ótima vista de alguns pontos da cidade.
Labirinto de espelhos (Zrcadlové bludiště Petřín)
Localizado no monte Petrin, é o exterior do edifício, semelhante a um castelo, que primeiro encanta miúdos e graúdos. Mas é no interior que se encontra a verdadeira atração: um labirinto de espelhos, incluindo 35 espelhos normais e 15 espelhos que distorcem a imagem, provocando gargalhadas entre todos os visitantes.
Dinopark
Situado no topo do centro comercial Galerie Harfa, em Praga, o Dinopark propõe uma viagem pela era do Mesozoico, habitantes gigantes incluídos. Para além de modelos de dinossauros inseridos nos seus habitats naturais, há ainda ainda espaço para um cinema 4D, um parque infantil paleontológico onde os miúdos podem desenterrar esqueletos de dinossauros e um pequeno pavilhão com artefactos reais.
Vytopna
O Vytopna é um restaurante, sim. Mas está longe de ser um restaurante qualquer. Este restaurante na Praça Wenceslas distingue-se pela forma como serve os seus pratos e bebidas: em pequenas locomotivas que se deslocam sobre carris, num percurso sobre as mesas que inclui pontes, túneis, florestas e lagos. Para os miúdos, há um menu infantil.
Reserve já a sua viagem!