Há um lugar onde o Oriente exótico vê o pôr-do-sol do Ocidente. Um ambiente cosmopolita e intrigante que vai fazê-lo apaixonar-se por bazares medievais, ruínas romanas, banhos turcos e especiarias, aventura e mistério.

Para os gregos, foi a Rainha das Cidades e na Idade Média foi a Porta da Felicidade. Dividida pelo estreito de Bósforo, Istambul é o ponto de encontro de dois continentes. Na cidade, há vestígios dos haréns dos sultões, bazares labirínticos, mesquitas, basílicas e vestígios romanos. Aqui, veem-se mulheres de calças de ganga e outras de burca. O ar cheira a café, especiarias e kebabs e, ainda que a capital da Turquia seja Ancara, a 450 quilómetros, é de Istambul que todos falam e é para lá que todos querem ir.

A magnificência dos palácios, mesquitas e basílicas contrastam com a humildade do povo

Depois de ter sido a cidade mais próspera do mundo cristão, hoje o luxo de Istambul está confinado a locais sagrados como o Topkapi, a antiga residência imperial. Aqui escondem-se os tesouros do Império Otomano, peças ornamentadas com pedras preciosas, ouro e esmeraldas.

Perca-se no lugar – a cidade pede-o – e encontre-se no Sultanahmet, outro dos bairros mais visitados. Aqui, de frente uma para a outra, e separadas apenas por uma pequena praça, as vistas da Mesquita Azul, internamente coberta de azulejos e de silêncio, e a Basílica de Santa Sofia competem uma com a outra pelos olhares dos turistas curiosos.

Nos seus passeios pela cidade, preste atenção aos sons exóticos e misteriosos e escute como dois continentes comunicam entre si.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar