Gostaria de saber exatamente por onde é que o avião está a passar durante um voo?

Existe agora uma app que responde a essa curiosidade. Ao contrário daqueles mapas que aparecem nos ecrãs dos aviões e que mostram por onde a aeronave está a passar – que não são precisos quanto à localização exata e apresentam apenas uma informação básica -, a Inflighto usa tecnologia de rastreamento do avião para manter os passageiros atualizados.

A app apresenta um rastreamento preciso, os pontos de interesse do local e, em versões premium, informações meteorológicas ao vivo.

Há apenas um senão: exige que os utilizadores liguem o seu dispositivo móvel ao Wi-Fi do avião, o que às vezes pode ser uma opção dispendiosa.

Os pilotos australianos John Hopkins e Christopher Smyth, criadores da aplicação, afirmam que o mapeamento atual das companhias aéreas é inadequado para os verdadeiros entusiastas da aviação. «Sentimos a necessidade de criar uma uma solução melhor do que o atual (e antigo) mapa existente que estamos habituados a ver nos ecrãs por cima cima ou atrás dos bancos», contou Christopher Smyth à CNN Travel.

John Hopkins criou o conceito Inflighto depois de perceber que aquilo que mais lhe perguntavam durante os voos era «acabámos de sobrevoar que local?».

«Os passageiros viam algo que lhes suscitava interesse através das janelas, e a única maneira que tinham de descobrir aquele local era pedir à tripulação para perguntar ao comandante ou copiloto», explicou Christopher.

Assim, através desta aplicação, os passageiros podem estar sempre atualizados sobre a sua localização e quais os pontos de interesse de cada lugar. Além disso, é uma forma de ligar os pilotos à restante cabine, sem ser através dos comissários de bordo.

«Seria mais inconveniente se a tripulação estivesse constantemente a interromper o sono ou os filmes dos passageiros quando houvesse algo interessante para ver através da janela».

A Inflighto assemelha-se ao Google Maps. No mapa, o trajeto do voo é destacado, assim como pontos de interesse, destinos turísticos e informações sobre eventos. Clicando neles, os utilizadores são remetidos para uma página relevante da Wikipédia.

A app também inclui uma opção de chat durante o voo, bem como um rastreamento de embarcações marítimas e um radar meteorológico.
O chat cria uma melhor comunicação entre o passageiro e o piloto – mas também permite que amigos e familiares rastreiem um voo a partir de terra e se liguem aos passageiros.

Para que os pilotos participem, precisam de ter a aplicação instalada nos seus telefones.

«Este é o início do chat da Inflighto e não sabemos ainda quem o utiliza porque, neste momento, ele ainda não requer log-in ou inscrição», explica Smyth.

Assistente de bordo revela bastidores da vida nos aviões


Veja também:
Quer encontrar voos baratos? Reserve nesta altura
É disto que os passageiros se esquecem num voo: pode ser prejudicial para a saúde

Partilhar