A Noruega abriu aquela que poderá ser a mais idílica casa de banho pública do mundo.

A Ureddplassen é uma casa de banho que fica empoleirada na ponta de um fiorde, na costa ocidental do país escandinavo. À sua frente, fica um terraço de observação para contemplar o mar da Noruega. As montanhas cobertas de neve de Lofotveggen enquadram a paisagem.

«Ureddplassen é um lugar para uma pausa curta, um bom descanso ou um piquenique, ou para longas noites com sol da meia-noite ou as auroras boreais», explicou o Nasjonale Turistveger, o conselho turístico da Norwegian Scenic Route Helgelandskysten, onde se encontra a casa de banho.

A Ureddplassen – que fica na estrada Fv17, perto da cidade de Gildeskal e parte da rota cénica Helgelandskysten -, sofreu uma reforma de cerca de 1,6 milhões de euros no ano passado, incluindo a instalação de paredes em vidro fosco e uma estrutura projetada pelos arquitetos de Oslo Marit Justine Haugen e Dan Zohar.

Fora da casa de banho, no terraço, há alguns bancos de feitos de mármore norueguês Rose – a mesma pedra usada para o prédio das Nações Unidas em Nova Iorque -, que podem servir de assentos para uma fila improvável.

Mas esta paragem é mais do que um local com uma casa de banho – ainda que a mais bonita do mundo. Ureddpassen também é um memorial em homenagem aos 42 homens que morreram em fevereiro de 1943, quando o submarino da Marinha Real Norueguesa – o HNoMS Uredd, que significa Sem Medo -, atingiu uma mina colocada pelo navio alemão Cobra e se afundou. O memorial inaugurado pelo rei Olav V, em 1987, fica nas proximidades da casa de banho e também recebeu uma nova base de mármore.

Texto de João Ferreira Oliveira

Noruega: expedição às Ilhas Lofoten, em busca das luzes do norte


Veja também:
Noruega: expedição pelo país da aurora boreal (Episódio 1 – RTP3)
Noruega: expedição às Ilhas Lofoten (Episódio 2 – RTP3)

Partilhar