Alguma vez se interrogou porque nos aviões existe uma fila de lugares vazios e você está apertado no meio de duas outras pessoas? Se sim, não deve trocar o seu lugar pois pode comprometer a segurança de toda a aeronave.

Levantar-se do seu lugar, antes de o avião descolar, sem perguntar à assistente de bordo se é permitido, pode ser uma péssima ideia.

Um tópico na Quora, plataforma de partilha de conhecimento, explica que o balanço e equilíbrio do avião pode ser colocado em causa, se várias pessoas decidirem mudar de lugar na mesma altura. O centro de gravidade do avião é um fator essencial durante a descolagem, tendo o piloto de saber exatamente a distribuição do peso na aeronave por questões de segurança.

No mesmo tópico, o piloto Magnar Nordal refere que «se os dados não forem inseridos corretamente no sistema, o avião tem a possibilidade de despenhar-se, no momento em que tenta levantar voo».

«Quatro passageiros moveram-se para lugares mais à frente, do que os designados» conta Nordal. «Quando o meu primeiro-oficial tentou virar o avião, estava muito pesado, começou a ter problemas pois a pista de aterragem era curta, e quase que não houve tempo para parar o avião».

Uma vez no ar, os passageiros têm liberdade para mover-se mas é mais seguro esperar pela autorização dos membros da tripulação, antes de ocupar um dos lugares vazios.

Esta é a razão por que não deve andar descalço nos aviões


Veja também:
Estes são os sinais secretos entre assistentes de bordo e pilotos
Quer encontrar voos baratos? Reserve nesta altura

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.