Em julho vai para a estrada o Trans-Europa, uma aventura de sessenta dias entre Helsínquia e Lisboa. Um programa para quem gosta de viajar e tem pernas de luxo.

Sessenta dias a pedalar? Calma. A aventura completa, entre a capital finlandesa e a capital portuguesa tem quase três meses de duração (entre 8 de julho e 21 de setembro) e uns impressionantes 7,321 quilómetros, por isso ninguém aqui sugere que faça o percurso todo. É certo que pode ser feito na totalidade – além de boas pernas e muito tempo, convém ter à mão 13 900 euros – mas o mais sensato talvez seja optar por uma das sete etapas.

A primeira, de 10 dias, liga Helsínquia a Vilnius, na Lituânia. Seguem-se Vilnius a Budapeste, Budapeste a Veneza, Veneza a Cannes, Cannes a Barcelona, da capital da Catalunha a Madrid e de Madrid a Lisboa.

Quase sempre etapas entre sete e dez dias e uma média diária que ronda os 100 quilómetros.

Quer isto dizer que é uma aventura apenas ao alcance de ciclistas (quase) profissionais? Nada disso. Convém ter as pernas oleadas, mas o ritmo é moderado. Há participantes de todas as idades e as paragens são uma constante, seja para comer seja para ver a paisagem.

É uma viagem e não uma corrida. Esta é, aliás, das marcas distintivas da TDA Global Cycling, uma das maiores empresas especializadas em tours de longa distância. Os hotéis, as refeições e o apoio técnico estão incluídos e até o serviço de massagens. Só não há pernas extra.

Preço:
Fazer o Trans-Europa completo custa 13 900 euros por pessoa. Uma etapa pode custar entre 1375 euros (Barcelona-Madrid) e 3300 euros (Vilnius-Budapeste).

(Fotos tdaglobalcycling.com)

Veja também:
Bisavó de bicicleta percorre o mundo de bicicleta e não pensa em parar
Um casal, dois filhos e quatro bicicletas

Partilhar