Para quê construir um novo barco de cruzeiro quando é possível cortar um ao meio e adicionar 15 metros extra no centro? Foi essa exatamente a ideia da Silversea. É a primeira vez que alguém decide estender um cruzeiro de luxo.
A remodelação do navio Silver Spirit, com mais de 36,000 toneladas, decorre nos estaleiros da construtora naval Fincantieri Shipyard, em Palermo, Itália. O plano para a extensão do navio conta com o trabalho de 500 trabalhadores experientes, e vai requerer aproximadamente 450,000 horas de mão-de-obra.
Descrito como uma rara operação de arquitetura marítima, é a primeira tentativa para fazer algo do género num cruzeiro de luxo, segundo a Silversea. Cortá-lo ao meio e acrescentar 15 metros ao miolo.
Um projeto ambicioso
A renovação requer aproximadamente 846 toneladas de aço, 110,000 metros de cabo e 8,000 metros de tubos. Um preço total de 811,450 milhões de euros. Assim que concluída o Silver Spirit vai crescer 12%, sobretudo em áreas públicas e de lazer.
Barbara Muckermann, chefe do gabinete de marketing da companhia, diz que «testemunhar as etapas de extensão da embarcação, é um enorme sentimento de orgulho e entusiasmo». Conclui ainda que «o aumento da capacidade do Silver Spirit vai replicar a elegância do nosso mais recente cruzeiro, melhorando a experiência da viagem». O mais recente navio da companhia, o Silver Muse, tinha sido inaugurado em 2017.
Instalações melhoradas
A extensão dos 15 metros extra vai permitir a construção de oito novos restaurantes, 34 suítes e expansão das áreas públicas da piscina. O aumento da capacidade do convéns superior vai permitir a criação de uma zona destinada a exercício aeróbico. Um spa, um ginásio e dois novos espaços públicos também vão ser acrescentados.
A primeira vez que navegou foi em 2009, ocupando na altura o lugar de maior navio de luxo da companhia, estatuto que manteve até 2017. Agora cresceu e volta a zarpar a 6 de maio de 2018, com uma rota de sete dias entre Civitavecchia (Itália) e Barcelona (Espanha), a partir de 4,545 euros por pessoa.