A preocupação em ter uma alimentação saudável e amiga do ambiente, está a tornar-se cada vez maior. Mas às vezes é difícil encontrar um restaurante, que tenha uma ementa totalmente livre de carne. Na Europa, há países onde é mais fácil seguir este estilo de vida.

Numa notícia avançada pelo jornal britânico The Independent, o The Eco Experts – plataforma numero um de comparações no Reino Unido – realizou um estudo sobre a facilidade de ser vegetariano em 26 países da Europa, com base em vários fatores.

Para a elaboração deste ranking, o site comparou o numero de restaurantes vegetarianos por 100,000 habitantes, o consumo anual de carne por pessoa e o preço médio de 1 kg de carne.

Sem muitas surpresas, os países nórdicos ocupam vários lugares no top cinco deste ranking, mantendo uma reputação ecossustentável e pioneira neste campo.

O preço da carne na Suíça é dos mais elevados da Europa, atingindo cerca de 28 euros por kg. É estimado que mais de metade dos habitantes, entre os 15 e os 34 anos, cessou ou limitou o consumo significativo de carne.

A preocupação ambiental é o fator motivacional que tem levado muitas pessoas a alterar a sua alimentação. A professora do Gresham College, Carolyn Roberts apoia o estudo e acredita que uma mudança na alimentação pode ser mais benéfica, do que outros esforços ambientais – como a redução da utilização do petróleo.

Roberts afirma «da quinta para o garfo, a comida contribui para cerca de 20 por cento das emissões de gases do efeito estufa». «As estimativas sugerem que se todas as pessoas alterassem a sua alimentação para uma mais saudável, a emissão de gases relacionados com comida seria brutalmente reduzida em metade» concluiu a professora.

Quer pretenda reduzir o consumo de carne ou seguir uma alimentação mais ecossustentável, vai contribuir para um planeta mais ecológico. Conheça os melhores e os piores países da Europa para ser vegetariano, na fotogaleria acima.

10 destinos de viagem para um vegan


Veja também:
20 países mais vegetarianos do mundo
Hotel na Suíça abriu só para mulheres – e tem sido um sucesso

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.