Um jovem viajante iniciou uma enorme discussão nas redes sociais, ao publicar uma fotografia sua sentado num antigo monumento da cidade de Pompeia, em Itália.

Nils Travel – que tem perto de 50,000 seguidores no Instagram – postou uma fotografia sua na rede social, sentado no topo de um pilar desmoronado das ruínas da cidade romana. Na descrição original da fotografia podia ler-se «uma pequena área sem pessoas. O que significa que não há ninguém a gritar, para eu descer daqui. Exatamente o que precisava».

Pouco tempo de depois da sua publicação, o jovem viajante começou a sofrer diversas críticas online relativas à sua atitude e comportamento. Isto porque, para a população italiana encostar-se ou sentar-se nas ruínas da cidade de Pompeia não é apenas uma falta de respeito, mas proibido.

Nils recebeu sérias ameaças online, mas a fotografia também provocou bastante fúria em Itália – vários cidadãos apresentaram queixas às autoridades do país contra o viajante belga.

A fotografia também incentivou um investigador local, Vincenzo Marasco, a escrever uma publicação na sua página de Facebook. «A delicadeza da nossa herança histórica tem de ser preservada e defendida, especialmente por aquelas que não estão conscientes do seu grande valor», publicou Marasco junto da foto de Nils.

De acordo com um guia turístico da cidade de Pompeia, é pedido que os visitantes tenham um cuidado extremo quando se deslocam por entre as ruínas. Este relembra sempre: «não se apoie nos limites dos locais de escavação, nem escale as paredes».

https://www.instagram.com/p/BjciXlnF0g5/?taken-by=nils.travels

Em resposta à indignação internacional perante a publicação, Nils decidiu manter a fotografia na sua página de Instagram mas alterou a descrição original, para um pedido de desculpas. No extenso texto, o viajante admitiu os seus erros e preferiu manter a fotografia online para servir como exemplo.

Nils escreveu «admito que não foi a decisão mais inteligente e não pensei sobre o significado e importância histórica do lugar. Não sabia que ia ser mal interpretado pelas pessoas. (…) Nas minhas fotografias, tento sempre juntar a beleza e o sentimento que experiencio naquele lugar. De nenhuma forma, pretendi desrespeitar a herança cultural e histórica que as ruínas têm», continua ao longo do texto.

O jovem acrescenta: «como sou alguém com um grande número de seguidores na área do turismo, é de minha responsabilidade servir de exemplo sobre o que postar, ou não, para todos os viajantes».

Nils afirma que aprendeu imenso com a experiência, e que resultou principalmente em ofensas e ameaças de morte. O viajante conclui «estou pronto para seguir em frente e iniciar um debate saudável sobre o assunto, com quem desejar».

Como sinal de boa-fé, Nils incentivou os seus seguidores a realizar uma doação para o Projeto de Preservação de Pompeia, que realiza estudos e trabalhos de restauração no local. Conheça quais são os monumentos famosos que guardam segredos surpreendentes, na fotogaleria acima.

6 viagens de carro em Itália para fazer este verão


Veja também:
15 cidades em Itália que nunca pensou visitar mas deveria
14 dicas para conhecer Itália como um local

Partilhar