O avião, o aeroporto, os transportes públicos e os museus estão repletos de bactérias – não é novidade para ninguém. Mas engana-se se pensa que está livre de germes quando entra no quarto de hotel.

Segundo um estudo referido pela revista americana Travel + Leisure, em aproximadamente 81 por cento das amostras das superfícies de quartos de hotel foram encontradas «algumas» bactérias fecais. A superfície mais suja? Sem dúvida, a do comando de televisão – seguindo-se os interruptores de luz, que não ficaram muito atrás.

Como seria de esperar, qualquer lugar perto da casa de banho está mais suscetível de ter alguma sujidade e bactérias. Mas talvez a parte mais alarmante dos quartos de hotel seja um dos lugares que deveria ser o mais confortável – a cama.

Apesar de as camareiras dos hotéis mudarem os lençóis entre os hóspedes, muitas não chegam a trocar a colcha que cobre a cama.

«O melhor é evitar o contacto», afirmou Kelly Reynolds, professor de saúde ambiental na Universidade do Arizona, ao jornal Time. «Seria recomendável dobrar a colcha para trás ou colocá-la na cadeira e não a utilizar o enquanto estiver hospedado no quarto».

Kelly Reynolds explicou ainda que os hotéis limpam os quartos entre os hóspedes, mas há uma grande diferença entre limpar e desinfetar. Os conselhos mais práticos são para viajar com um desinfetante e lavar as mãos várias vezes.

Saiba quais são os objetos mais estranhos deixados nos quartos de hotel, na fotogaleria acima.

Estes são os 20 melhores hotéis do mundo – e um é português


Veja também:
12 segredos que os hotéis de cinco estrelas não querem que saiba
Estas 18 fotos mostram porque não deve confiar nas imagens dos hotéis

Partilhar