Uma pequena ínsula paradisíaca junto à costa africana foi declarada oficialmente a nova ilha das Canárias. Assim este arquipélago vê reconhecida mais uma ilha, após uma longa campanha.

La Graciosa é a nova e a oitava ilha paradisíaca do arquipélago das Canárias. Unicamente com 721 habitantes, sem nenhuma estrada de asfalto e apenas 29 km² de território, a vizinha de Lanzarote é conhecida pelos quilómetros de praias deslumbrantes.

Há poucos dias, a Comissão Geral de Regiões Autónomas de Espanha iniciou o processo para declarar oficialmente que La Graciosa é a oitava ilha habitada do arquipélago das Canárias. O ilhéu recebe este estatuto sem cortar as ligações administrativas com a ilha de Lanzarote. E, a partir de agora, vai poder formular a sua própria personalidade jurídica.

Há uma nova ilha paradisíaca no arquipélago das Canárias

A ilha não se torna totalmente independente e terá de continuar com ligações administrativas a Lanzarote. Vai ser classificada como distrito ou pequena localidade com personalidade jurídica. Apesar disto, não irá ter um concelho de ilha, conhecido como ‘cabildo’, mas vai receber o seu próprio orçamento.

Durante vários anos, o Partido Popular e os residentes de La Graciosa têm reivindicado o direito desta ser reconhecida como a oitava ilha das Canárias. E após uma petição com 4 000 assinaturas finalmente foi reconhecida. O senador do Partido Popular de Lanzarote, Joel Delgado, afirmou: «Isto é um exemplo de justiça e um dia histórico para La Graciosa».

Mas existem preocupações em torno desta vitória. Muitos habitantes temem que os recursos e os serviços da ilha não estejam preparados para uma sobrepopulação de turistas. La Graciosa recebe cerca de 25 mil turistas e tem o estatuto de área protegida, dentro do parque natural do arquipélago de Chinijo.

O arquipélago das Canárias é constituído por 13 ilhas, das quais apenas oito são habitadas. Mas só sete é que eram oficialmente reconhecidas – Tenerife, Gan Canaria, Lanzarote, La Palma, El Hierro, Fuerteventura e La Gomera.

Há uma nova ilha paradisíaca no arquipélago das Canárias

La Graciosa está localizada a noroeste de Lanzarote, separada por um estreito marítimo, conhecido como ‘El Río’ . A ilha não tem grandes dimensões e só existem duas vilas na ilha – La Caleta del Sebo e Casas de Pedro Barba. A economia baseia-se essencialmente na atividade piscatória e turística, onde o principal meio de transporte é a bicicleta.

Descubra a deslumbrante e paradisíaca ilha de La Graciosa, do arquipélago das Canárias, na fotogaleria acima.

Ilhas Cíes: um paraíso quase secreto aqui tão perto


Veja também:
17 destinos na Europa que os turistas ainda não descobriram

Partilhar