O Uruguai é o próximo adversário de Portugal no Campeonato do Mundo de Futebol. Os dois países pertencem a continentes distintos e têm culturas diferentes. Mas apesar disto, partilham a mesma língua materna.

Segundo uma notícia do jornal Diário de Notícias, centenas de milhares de pessoas do norte do Uruguai tem o português como língua materna. Costuma ser passada de pai para filho e tem origem no português rural. Mas não possui uma grafia oficial.

De acordo com Juan Pedro Mir – diretor de Educação do Ministério da Educação e Cultura – cerca de 15 por cento da população uruguaia fala o Dialeto Português do Uruguai (DPU).

O diretor de Educação do Uruguai explicou que o português uruguaio era visto com preconceito e associado às classes mais pobres. Mas desde 2008 que é reconhecida como língua materna do país e ensinado em mais de 83 escolas públicas de ensino básico.

a carregar vídeo

A diretora do Programa de Língua Portuguesa da Universidade do Arizona, Ana Maria Carvalho, afirma que o português uruguaio é apenas um língua oral com concordâncias verbais variáveis. A especialista realça «o português é mais língua de casa, do bairro, da rua. O espanhol é língua do banco, das instituições».

Segundo Ana Maria Carvalho, a classe média utiliza menos empréstimos de palavras do espanhol e um português mais semelhante ao brasileiro. No entanto, nas regiões rurais existe uma grande variação e mistura dos idiomas.

Esta língua não pode ser confundida com o famoso «portunhol» da fronteira entre o Brasil e os outros países de idioma espanhol. A maior parte da população desses países não é bilingue e fala apenas o dialeto oficial.

Portugal vai defrontar o Uruguai no próximo sábado, 30 de junho, num jogo a contar para o Oitavos de final do Campeonato do Mundo de Futebol. As duas equipas não se encontram desde 1972. O jogo vai ser transmitido as 19:00 horas, na RTP1 e na Sport TV.

Descubra regiões deslumbrantes que deve definitivamente visitar no Uruguai, na fotogaleria acima.

Montevideu: viagem ao passado com o futuro ao virar de cada esquina


Veja também:
Uruguai: uma roadtrip para descobrir as praias do Leste
Tesouros do Uruguai por Brígida Scaffo, Embaixadora em Portugal

Partilhar