Seattle proíbe plásticos em cafés e restaurantes
[Imagem: Unsplash]

A cidade de Seattle, EUA, passou a proibir, a partir de ontem, 1 de julho, a utilização de utensílios de plástico nos seus mais de 5 mil restaurantes, cafés e lojas de alimentos, sob pena da aplicação de multas a partir de 250 dólares (cerca de 213 euros).

A medida, que segundo os media locais converte Seattle numa das primeiras cidades dos EUA a proibir este género de artigos de plástico, abrange palhinhas, colheres, garfos e facas. Caso estes artigos sejam solicitados por um cliente, deverão ser fornecidas alternativas recicláveis.

A decisão tem como objetivo diminuir o lixo de plástico e assinala que para os casos de utensílios de uma única utilização deverá ser incluída a indicação que pode ser reconvertido, designadamente em fertilizantes. As empresas abrangidas deverão ainda aceder ao serviço de reciclagem disponibilizado por um provedor dos serviços de recolha.

O incumprimento desta norma implicará uma multa que poderá ultrapassar os 250 dólares (aproximadamente 213 euros), apesar de as autoridades terem precisado que, durante o primeiro ano da medida, a prioridade será convencer e não “obrigar” os abrangidos na sua aplicação.

A lei abrange todas as empresas do setor de alimentos e bebidas, incluindo restaurantes, cafés, camiões de transporte de alimentos e outros estabelecimentos.

Lusa

Resíduos oceânicos de Phuket serão transformados em roupas e acessórios


Veja também:
5 dos melhores hotéis sustentáveis do mundo
As 10 cidades mais ‘hipster’ do mundo

Partilhar