Veja as fotografias e conheça estes 10 hotéis e riads em Marraquexe, clicando nas setas.
[Imagens: Direitos Reservados]
1. Riad Tizwa
O Riad Tizwa é casa grande e bonita, com um pátio cheio de flores, varandas com cortinas românticas e seis quartos com móveis confortáveis. O serviço é pessoal, mas discreto. Uma das melhores características deste riad é o terraço com as suas vistas para a medina. É o local certo para tomar o pequeno almoço - iogurte caseiro, frutas, bolos, pão marroquino semi-fermentado, panquecas e ovos.
1. Riad Tizwa
Está muito bem localizado, a poucos passos do palácio Dar el Bacha e a apenas cinco ou 10 minutos a pé dos socos (mercados), Medersa Ben Youssef e Djemaa el-Fna. >> riadtizwa.com/
2. Riad Malika
O Riad Malika é, além da casa do artista Jean-Luc Lemée, um dos riads mais antigos e característicos da medina. A onda criativa do espaço e a influência multi-cultural transmitem uma boa energia. Há quatro salas de estar, onde brilha o design elegante e moderno. Há também um pequeno «hammam» (banho turco) perto da piscina (que não é aquecida) e uma sala de massagens, ao lado do pátio principal. Junto à piscina há também um terraço coberto com um bar.
2. Riad Malika
Cada um dos nove quartos é grande, com peças antigas e modernas. O pequeno almoço é servido no terraço, o almoço junto à piscina e o jantar no jardim à luz de velas. >> riadmalika.com/
3. Dar Attajmil
Com um ambiente intimista, este riad acolhedor fica na Rue Laksour. É um autêntico curso instantâneo de integração na vida marroquina, com concertos de música improvisados no pátio, viagens até aos socos e cursos de culinária com o dada (cozinheiro) da casa.
3. Dar Attajmil
Os quatro quartos não são muito grandes, mas estão cuidadosamente arrumados e elegantemente decorados em cores suaves e quentes. As refeições caseiras são muito apreciadas, que variam entre pratos tradicionais marroquinos e clássicos italianos. >> darattajmil.com/en/home/
4. Riad Berbère
É um riad do século XVII, com um exuberante jardim islâmico e cinco quartos minimalistas. Tal como a decoração, o serviço é autêntico, discreto e pessoal. O gerente é um poço de informações e tem um caderno de moradas invejável, com contactos de cabeleireiros, instrutores de yoga e músicos locais.
4. Riad Berbère
Todos os cinco quartos são grandes, com camas baixas, tetos altos, closets e casas de banho em tadelakt (revestimento marroquino). A comida é tradicional, fresca e saborosa. O pequeno almoço com frutas e panquecas é servido no terraço. >> leriadberbere.com/
5. P’tit Habibi
A casa de férias do arquiteto norueguês Knut Hovland foi transformada num hotel. O P'tit Habibi tem um caráter excêntrico e íntimo. Música marroquina ouve-se no salão e atravessa o pátio de mármore, onde Fatima, o dada (cozinheiro caseiro) costuma sentar-se a grelhar kebabs num forno de carvão.
5. P’tit Habibi
Nada é demais neste hotel. Existem cinco quartos, todos decorados individualmente com uma mistura eclética de móveis de madeira pintados, peças descobertas nos mercados e fotografias de Marrocos na década de 1960. >> ptithabibi.com/
6. Chambres d’Amis
Quando o dono e designer de interiores, Anke van der Pluijm, teve a oportunidade de comprar um riad, decorou-o de uma forma memorável, enchendo-o de artesanato interessante, mobiliário kitsch e acessórios originais. A casa tem um amplo jardim no pátio, um pequeno bar e um terraço coberto de plantas com um chuveiro ao ar livre.
6. Chambres d’Amis
Anke é uma anfitriã maravilhosa e costuma dar excelentes sugestões para compras nos mercados. A comida é tão boa como a decoração, misturando jantares marroquinos saudáveis com grandes pequenos-almoços, almoços e tapas. >> chambresdamis.com/
7. Riad Le J
A casa marroquina de dois designers de mobiliário italiano fica escondida atrás da mesquita Mouassine. O Riad Le J combina a decoração de interiores moderna com o artesanato local.
7. Riad Le J
Pode escolher um dos quatro quartos temáticos - Menta, Açafrão, Pimenta e Canela - e deixar-se deslumbrar com os tetos antigos, que foram resgatados no mercado de Bab el Khemis e restaurados. Os pequenos-almoços são sensacionais, com pão marroquino fresco, panquecas macias e mel de flores selvagens. >> riadlej.com/en/
8. Dar al Assad
Atravessando a porta com aplicações em bronze do hotel, chega-se a um pátio com arcos em formato de ferraduras e bahous acolhedores (cadeiras). Como a maioria dos funcionários já lá trabalha há quase duas décadas, tudo funciona muito bem.
8. Dar al Assad
Os quartos têm um tamanho generoso e as casas de banho são modernas, revestidas a mármore. O pequeno almoço é uma verdadeira festa de panquecas baghrir, com ovos mexidos, iogurte caseiro e «pain au chocolat». A noite começa com um cocktail no terraço do telhado e segue-se depois um jantar no pátio.
[Imagem: hotelsmarrakech.com] >> dar-al-assad.hotels-marrakesh.com/pt/
9. Riad Matham
O Riad Matham oferece uma experiência simples e autêntica de como era viver na medina, numa casa do século XVI. Os funcionários estão atentos e sentem-se bem em fazer excelentes recomendações, organizar visitas e até planear festas de aniversário.
9. Riad Matham
Além do maravilhoso terraço e piscina, há um pequeno «hammam» (banho turco) no local. Os seis quartos climatizados mantêm o seu caráter tradicional, com tetos altos e pintados, grandes portas e detalhes nas paredes. O pequeno almoço é servido no terraço do telhado. >> riadmatham.com/
10. Riad UP
Localizado na movimentada Kennaria, o Riad UP é um tranquilo refúgio de medina, com uma acolhedora sala de estar e uma piscina no pátio. A casa da designer Elsa Bauza combina um estilo minimalista moderno com texturas e tons marroquinos.
10. Riad UP
Neste riad vai receber um serviço personalizado. A casa está organizada em duas alas, o que garante que os quartos sejam privados e silenciosos. A sua decoração é simples, contemporânea e masculina. O pequeno almoço no terraço tem muita oferta, com panquecas marroquinas, iogurte caseiro e mel de flores selvagens. >> riadup.com/indexEN.php
A uma hora e meia de Lisboa, Marraquexe é uma cidade que exibe um enorme orgulho cultural e oferece uma gastronomia diversificada, exótica e muito condimentada.
Texto de Tiago Constantino
Ao encontro da iniciativa da companhia aérea TAP Air Portugal, da cadeia Be Live Hotels e do Turismo de Marrocos, o chef Henrique Sá Pessoa, distinguido com uma estrela Michelin, participou numa viagem até Marraquexe. A referência no panorama da alta-cozinha contemporânea portuguesa foi convidada a criar uma exclusiva aventura gastronómica com diversas influências marroquinas. E muitas especiarias à mistura.
O evento Be Touched in Marrakech by Henrique Sá Pessoa decorreu nos dias 11 e 12 de maio, no resort Be Live Collection Marrakech Adults Only. O objetivo era criar uma experiência única e dar a conhecer a gastronomia marroquina na perspetiva de um chef português. Henrique Sá Pessoa integra também o projeto TAP Taste de Stars, que desenvolve refeições de bordo para a companhia aérea.
O chef português Henrique Sá Pessoa foi convidado a criar uma experiência gastronómica única em Marrocos.
Nas duas noites, o jantar foi servido no idílico jardim do resort, para mais de uma dezena de convidados. Os ingredientes comuns entre estes dois países de fronteira marítima são alguns, e as gastronomias adaptam-se bem uma a outra. Entre a cavala, a vitela ou a tajine de polvo, não é difícil apreciar esta ementa e a fusão entre a cozinha marroquina e portuguesa.
A refeição iniciou-se com uma vichyssoise de abóbora, com pistachos e iogurte de hortelã. Seguiu-se a cavala com beringela, pimento e maionese de harissa. Como pratos principais foi servido tagine de polvo acompanhada de batata-doce e coentros, e bochecha de novilho estufada com puré de grão e cenoura glaceada com mel e ras el hanout. Para terminar, serviu-se ganache de chocolate e canela, gelado de amêndoa e biscoitos de cominhos.
No destino que está em forte crescimento na rede TAP, torna-se quase impossível não ficar deliciado com a intensidade e o exotismo da comida marroquina.
Conheça ainda os dez melhores hotéis e riads com preços acessíveis, em Marraquexe, na fotogaleria acima.