Para muitas pessoas, o grande problema de fazer uma longa viagem é a indisposição ou o enjoo. Independentemente do percurso ser feito de carro ou de avião, muitos viajantes sentem náuseas, dores de cabeça e tonturas pelo menos uma vez na vida. E isto pode tornar-se a verdadeira definição de pesadelo.

A pensar neste problema, a companhia francesa de automóveis Citroën, lançou recentemente um novo tipo de óculos – os Seetroen. Contam com uma armação em plástico branco, são um pouco maiores do que os tradicionais e possuem um aspeto invulgar. Estes óculos podem não ser os mais atrativos no mercado mas vão tornar-se, sem dúvida, dos mais úteis.

Este modelo ergonómico foi desenhado com o objetivo de eliminar o enjoo durante as viagens. A indisposição pode ser causada por um conflito de perceção entre o ouvido interno e os olhos – conhecido como cinetose.

Para resolver este problema a Citroën utilizou uma tecnologia batizada de «Boarding Ring». Os óculos têm quatro anéis, sem lentes, com um liquido azul à direita e à esquerda, tal como na parte da frente e de trás. Estes recriam a linha do horizonte através do líquido colorido que soluciona o conflito sensorial. Esta tecnologia tem uma taxa de sucesso de 95 por cento.

Os Seetroen devem ser colocados mal surjam os primeiros sintomas. A inovação permite que o cérebro sincronize o movimento do meio de transporte com a perceção do ouvido interno, após fixar o olhar num corpo imóvel (por exemplo, um livro). Passado 10 a 12 minutos pode retirar os óculos e apreciar o resto da viagem.

Podem ser utilizados por adultos e crianças a partir dos 10 anos – a idade que o ouvido interno atinge o nível máximo de crescimento. E é possível partilhar entre todos os membros da família.

Os óculos Seetroen estão disponíveis na loja online da marca, a partir de 99 euros. Para quem sofre de enjoo de durante é um pequeno preço a pagar.

a carregar vídeo

Esta é a road trip mais rápida para conhecer toda a Europa


Veja também:
Dicas para planear uma road trip e destinos que não pode perder
Conheça 20 destinos baratos que não pode perder este verão

Partilhar