Ontem, 8 de agosto, celebrou-se um dos dias internacionais do gato. E pode parecer um pouco surreal mas multidões de viajantes estão a invadir o templo de Gotokuji, em Tóquio, para fotografar amorosas figuras de gatos brancos.

Há vários anos que este templo japonês atrai visitantes espirituais, através das milhares de figuras de gatos brancos – que dizem ser um símbolo cultural de boa sorte. Mas agora começou também a ser um chamariz para viajantes do Instagram.

https://www.instagram.com/p/BkHiwuEnx5_/?tagged=gotokujitemple

Com cerca de 10 mil gatos sentados com uma pata levantada, as figuras estão dispostas em todo o templo. Um verdadeiro paraíso para influenciadores das redes sociais, que chegam ao templo através de outras publicações e pesquisas online. E com as celebrações do dia internacional do gato, cada vez mais viajantes invadem o templo para capturar o ângulo perfeito do «maneki-neko» – gato a acenar.

A lenda do templo diz que as figuras ganharam popularidade no século XV, durante um evento em Gotokuji. O sacerdote da época tinha um gato com o nome de Tama que impediu um poderoso lorde samurai de ser atingido por uma enorme tempestade, erguendo apenas a pata direita. Desde esse momento que Tama foi imortalizado como um símbolo de boa sorte na Ásia.

As figuras do gato a acenar são regularmente vistas em negócios e apresentam variações onde a pata se move para a frente e para trás. Com o número de visitantes a aumentar, sem dúvida que estas figuras felinas têm trazido sorte ao templo.

https://www.instagram.com/p/Bh_9D9TFZuw/?tagged=gotokuji

O sacerdote responsável por Gotokuji, Tessai Kasukawa disse: «o “maneki-neko” oferece aos viajantes a oportunidade de valorizar o que têm e as pessoas que conhecem. Este sentimento vai trazer-lhe mais sorte».

E com os Jogos Olímpicos de verão de 2020 a decorrerem em Tóquio, no Japão, milhares de visitantes vão viajar para o país. Um sinal de que Gotokuji pode tornar-se ainda mais famoso.

Se gostava de conhecer o antigo templo japonês de Gotokuji, veja a fotogaleria acima.

Quioto: passado e futuro na antiga capital japonesa


Veja também:
Japão: viagem a Nara, onde há templos, veados e um ritmo próprio
Japão: um destino tão completo onde a dificuldade é fazer o itinerário

Partilhar