Desde que a época balnear começou em Espanha, Lloret de Mar proibiu o consumo de tabaco na praia de Sa Boadella e em algumas áreas de outras quatro praias. As autoridades civis têm informado os banhistas da implementação desta medida.

A proibição foi aprovada no início do ano mas só agora entrou em vigor de forma eficaz. Foram afixadas faixas com a frase «zona sem fumo», escrita em várias línguas, nos espaços onde não é permitido fumar.

O responsável pelo Espaço Urbano e Sustentabilidade de Lloret, Jordi Orobitg, explica que foram escolhidas áreas costeiras com Bandeira Azul, devido às excelentes condições ambientes e a importância turística. A praia de Sa Boadella é um pequeno paraíso natural e aí, a restrição é total. Nas outras quatro praias, as áreas sem fumo têm pouca profundidade e foram escolhidas por serem mais adequadas para crianças.

Jordi Orobitg refere: «nesta praia existe uma grande concentração de turismo familiar, de espaços para crianças, bibliotecas e um ambiente natural, é lógico que não exista tabaco».

Esta proibição visa acabar com as pontas de cigarro abandonadas nos areais e todos os componentes tóxicos que envolvem. «Estender a toalha sem ter medo de encontrar uma beata na areia é algo que todos apreciam» disse o responsável.

Esta medida foi inspirada por um projeto que funciona na Galiza e apontou que Lloret de Mar pode contribuir para a sua divulgação. Este é o segundo destino turístico mais importante da Catalunha e conta com 1,3 milhões de visitantes anuais.

O conselho municipal recebeu algumas críticas dos banhistas mas referiu que «a aderência à medida é positiva (…) e em nenhum momento excluímos a possibilidade do consumo de tabaco em espaços públicos, mas definimos áreas específicas onde este é proibido».

As autoridades civis, os concessionários das praias e os resorts têm avisado os visitantes sobre a proibição de acender cigarros nestas áreas selecionadas. Nas zonas onde é permitido fumar existe distribuição de cinzeiros entre a população e turistas.

Se pretende visitar o país das tapas, descubra 20 praias do norte a sul de Espanha para ir de férias, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: Pixabay

Espanha: viagem pela escaldante Costa do Sol – e um regresso ao «Verão Azul»


Veja também:
Ilhas Cíes: um paraíso quase secreto aqui tão perto
Espanha tem uma nova ilha paradisíaca, com menos de 800 habitantes

Partilhar