O famoso chef Anthony Bourdain faleceu em junho e foi, entre muitos outros ofícios, um pioneiro da gastronomia. Viajou pelo mundo, conheceu pessoas e descobriu culturas e técnicas de cozinha. E a primeira viagem ao Vietname teve um profundo impacto no aclamado apresentador e chef.

Em honra desta ligação especial com o país, a empresa de excursões vietnamita, Exotic Voyages, acabou de lançar o seu novo itinerário gastronómico – «A Tribute to Anthony Bourdain: Taste of Vietname». O percurso é liderado por Diep Nguyen que trabalhou com Bourdain no episódio do Vietname, na série televisiva de 2016 Parts Unknown.

Diep Nguyn disse: «Anthony tem sido a minha inspiração ao longo dos anos e sei que ele despertou a curiosidade gastronómica em muitas pessoas pelo mundo. (…) Durante o tempo em que trabalhei com Bourdain, observei como é que ele conseguia alterar as perspetivas das pessoas em relação a diferentes culturas e gastronomias mas, mais importante que isso, como ele quebrou as barreiras linguísticas através da cozinha».

O itinerário tem a duração de 14 dias e 13 noites, atravessando nove cidades do Vietname – de Ho Chi Minh City a Hanoi. As atividades incluem cruzeiros no rio Mekong Delta, desvendar lojas de seda em Hoi An ou encher o estômago com a deliciosa comida de rua. Este percurso inclui também vários restaurantes que Bourdain visitou enquanto gravava a série televisiva.

No primeiro dia, em Ho Chi Minh, terá a possibilidade de jantar no restaurante Com Nieu Sai Gon, que apareceu no episódio 10, da temporada 5, na série televisiva No Reservations (março, 2009) e era o local favorito do chef na cidade. Em Hanoi, vai visitar o mesmo restaurante onde o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, e Anthony Bourdain beberam uma cerveja e comeram uma sopa, no episódio de estreia da temporada 8, da série televisiva Parts Unknown (setembro, 2016) – as cadeiras e a mesa que ocuparam estão agora preservadas numa estante de vidro.

Para marcar a sua excursão, aceda ao site da Exotic Voyages e clique em «Customizar este itinerário». Deve mencionar o número de viajantes que vão participar, as idades, o orçamento, interesses e tempo disponível. A viagem começa no aeroporto de Ho Chi Minh’s Tan Son Nhat e os preços por participante rondam os 3 247 euros – não incluindo ligações aéreas.

A excursão «A Tribute to Anthony Bourdain: Taste of Vietname» funciona durante o ano inteiro. Para mais informações, não hesite em contactar a empresa de turismo Exotic Voyage. Faça uma viagem fotográfica pelo Vietname e pelo Camboja, com fotografias de Céu Guarda, na fotogaleria acima.

(Fotografia: Carlos Barria/Reuters)


Recorde tudo sobre o chef e apresentador, lendo o artigo do editor da revista Volta ao Mundo, Ricardo Santos, «Anthony Bourdain. Tudo em pratos limpos», publicado no Diário de Notícias.

Anthony Bourdain revela os erros que a maioria dos viajantes cometem


Veja também:
Os conselhos que Anthony Bourdain deixou a todos os viajantes
Companhia aérea do Vietname lança calendário polémico com assistentes de bordo

Partilhar