A cidade de Palmira, na Síria, era um popular destino turístico até se tornar palco de confrontos durante a Guerra Civil. Várias secções desta antiga maravilha foram destruídas mas existe um grande trabalho de restauração em progresso. É previsto que abra novamente aos viajantes em 2019.

Palmira é uma antiga cidade semita e foi em tempos um dos mais importantes centros culturais do mundo. E a destruição das suas ruínas é um dos sinais mais evidentes da guerra no país. O grupo islâmico ISIS ocupou este local histórico em duas ocasiões e demoliu diversos templos, colunas e o famoso Arco do Triunfo. Mas desde março de 2017 que está sobre o controlo do governo sírio.

Segundo a publicação de viagens Lonely Planet, a UNESCO está encarregada da restauração e reconstrução das ruínas de Palmira. É esperado que a antiga cidade esteja pronta a receber novamente turistas no verão de 2019.

As ruínas da antiga cidade localizam-se na província de Homs, perto de um oásis, a 215 quilómetros da capital, Damasco. O governador da cidade afirmou que existe uma grande cooperação internacional em torno desta missão de restauração: «isto é parte da história do mundo e não pertence só à Síria (…) existem ofertas de várias potências governamentais para restaurar artefactos e o valor histórico de Palmira». O que resta das estátuas destruídas foi transportado para Damasco, onde estão a ser recuperadas com ajuda de especialistas de Moscovo.

Mesmo com a perspetiva otimista de reabrir aos viajantes no verão de 2019, não é provável que se torne um destino de eleição. Os governos ainda advertem para os perigos de viajar para este destino e o país ainda é considerado um território de guerra. Apesar de ainda existir conflitos, grande parte da população tenta concentrar-se no futuro e reconstruir as cidades.

Esforços para a reconstrução de várias regiões do país já estão a decorrer, incluindo na cidade de Aleppo, onde 30 por cento da Cidade Velha foi completamente destruída e outros 60 por cento também foram danificados. Alguns hotéis já começam a reabrir portas e até já existem programas de formação para novos guias turísticos.

Apesar dos avisos existentes, há sempre viajantes destemidos que gostam de enfrentar os desafios e visitam esta antiga cidade de Palmira. Veja algumas fotografias recentes da antiga cidade histórica na fotogaleria acima.

Como era a Síria antes da guerra


Veja também:
Síria promove o turismo, apesar da devastação provocada pela guerra civil
15 factos sobre o mundo das viagens que a maioria desconhece

Partilhar