A ilha de Boracay, um dos destinos de férias mais concorridos da Ásia, vai reabrir aos turistas em outubro, após um encerramento de seis meses para uma reabilitação profunda. Os viajantes podem esperar restrições rigorosas nestas deslumbrantes praias de areia branca.

Em abril, o polémico presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou que a circulação de turistas locais e internacionais seria interrompida em Boracay, citando várias preocupações ecológicas – particularmente as «violações ambientais» que deixaram a ilha semelhante a uma «fossa». Boracay encerrou durante seis meses enquanto decorriam os trabalhos de limpeza e restauração.

Segundo a publicação de viagens Lonely Planet, o Departamento de Turismo das Filipinas (DOT), anunciou numa publicação na página de Facebook, que Boracay vai voltar a receber visitantes a partir de 26 de outubro de 2018. Mas o destino que ganhou reputação por ser um ótimo local para festas apresenta novas restrições e mudanças.

A ilha tem apenas quatro quilómetros de comprimento e cerca de 1,6 quilómetros de largura e é conhecida por um destino de festa, areais brancos e paisagens paradisíacas. Durante o período de reabilitação do meio ambiente, o governo iniciou esforços para divulgar aos viajantes outros destinos turísticos no país.

Se já visitou a ilha de Boracay, após a reabertura pode notar algumas diferenças. De acordo com o jornal filipino The Philippine Star, para evitar que o problema volte a surgir foi proibido o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco nas praias e em público – apenas vai ser permitido em certas áreas. Irá também existir uma limitação no número de visitantes que a ilha pode receber ao mesmo tempo, mas este ainda não foi estabelecido.

O Departamento de Turismo das Filipinas afirma que vai desenvolver a sustentabilidade e aumentar as infraestruturas turísticas do país. O objetivo é aumentar o valor de 6,6 milhões, em 2017, para 7,4 milhões até ao final do ano.

Veja fotografias da reabilitação da ilha mais concorrida das Filipinas, na fotogaleria acima.

10 praias no Sudeste Asiático que os turistas ainda não destruíram


Veja também:
Estas são as 15 melhores ilhas do mundo – e há portuguesas na lista
Os melhores locais para ver as estrelas na Ásia

Partilhar