Os turistas que visitarem o centro histórico de Florença, Itália, poderão receber uma multa entre os 150 e os 500 euros se comerem na rua.

De acordo com o jornal inglês The Independent, a nova lei surge no seguimento de um plano para reduzir o congestionamento das ruas mais movimentadas do centro histórico desta cidade italiana (como a Via de’ Neri, Piazza del Grano and e Via della Ninna). O objetivo? Combater os estragos provocados pelos excesso de turistas, nomeadamente o lixo acumulado no chão.

A medida, que entrou em vigor no passado dia 4 de setembro e que permanecerá ativa ao longo dos próximos quatro meses, é aplicada das 12h às 15h e das 18h às 22h. Segundo o The Local, os estabelecimentos instalados nas ruas históricas colocaram um sinal bilingue nas montras que pede aos visitantes para respeitarem «os moradores, comerciantes e trabalhadores» do centro da cidade.

«Se os turistas se comportarem em Florença como se estivessem em casa, serão sempre bem-vindos, especialmente se quiserem provar as nossas especialidades gastronómicas», afirmou Dario Nardella, presidente da Câmara de Florença, citado pelo The Independent. O responsável descreveu ainda esta medida como «um impedimento» e como «não punitiva».

Recorde-se que no verão do ano passado, a câmara instalou mangueiras para molhar os locais mais emblemáticos da cidade, nomeadamente igrejas, para evitar que os turistas fizessem piqueniques nestes sítios.

Percorra ainda a fotogaleria acima para ver mais imagens desta cidade italiana.

Cidade em Espanha impõe regras apertadas aos excessos dos turistas


Veja também:
15 cidades em Itália que nunca pensou visitar mas deveria
Quem não fica maravilhado com a beleza de Florença?

Partilhar