Veja as fotografias e conheça estas 9 dicas para uma viagem segura, clicando nas setas.
[Fotografia: iStock]
1. Use sempre duas carteiras
Uma à vista, onde guarda cartões de crédito falsos, algumas notas locais e umas fotografias anónimas. A outra ponha-a dentro das calças. Se for assaltado, atire a carteira falsa ao chão fazendo que o ladrão seja obrigado a escolher entre os dois.
[Imagem: Shutterstock]
2. Não fique no primeiro ou no último piso do hotel
O mais baixo é acessível de mais, o mais alto permite entradas pelo telhado. No Terceiro Mundo, o segundo andar é aquele mais rapidamente acessível aos veículos de emergência existentes, se houver um fogo.
[Imagem: Shutterstock]
3. Mantenha sempre o sinal de «Do Not Disturb» na porta
[Imagem: Shutterstock]
4. Mantenha a luz acesa quando sair à noite
Arranje um cartão de plástico se o hotel tiver o sistema de desligar as luzes centralizado, normalmente junto à porta.
[Imagem: Shutterstock]
5. Não perca os seus pertences de vista
Mantenha a mala ou os seus pertences sempre junto a si, com a identificação, o telemóvel, algum dinheiro no caso de uma saída de emergência.
[Imagem: Shutterstock]
6. Tenha sempre consigo uma lanterna, sobretudo daquelas que são autoalimentadas
[Imagem: Shutterstock]
7. Escolha sempre um lugar junto da janela
Numa situação emergência ou em caso de emergência será o mais seguro.
[Imagem: Shutterstock]
8. Oculte a sua identidade e naturalidade
Etiquete sempre a sua mala num lugar escondido e não mostre a sua naturalidade. Não ande com o passaporte na mão.
[Imagem: Shutterstock]
9. Seja reservado quanto aos seus planos de viagem
Não revele o seu destino a desconhecidos que se cruzem consigo durante a viagem.
[Imagem: Shutterstock]
A segurança nos aeroportos e durante os voos é cada vez maior, mas nem sempre tudo corre bem. Um passageiro da Ryanair filmou o momento em que um trabalhador do aeroporto de Ibiza abriu e roubou uma coluna de uma das malas.
O passageiro que voava de Ibiza para Madrid, em Espanha, filmou o momento antes de alertar a assistente de bordo para o que se passava. Nas imagens é possível ver o trabalhador a abrir uma mala, a remexer o interior com uma mão e finalmente a colocar uma coluna vermelha no bolso esquerdo das calças.
A polícia rapidamente prendeu o ladrão, que acabou por confessar o crime e enfrenta agora uma acusação em tribunal. O funcionário desempenhava as funções apenas há três dias e foi imediatamente despedido.
A mala pertencia a um adolescente espanhol que viajava para Madrid com a sua mãe. Em declarações ao Diario de Ibiza, a mãe do rapaz afirmou: «A polícia contou-me que era o terceiro dia de trabalho do homem e devolveram-me imediatamente a coluna. Foi uma grande sorte pois era a prenda de anos do meu filho.»
Apesar de esta ser uma história com um final feliz, nem todas acabam da mesma forma. Há erros que os viajantes podem cometer, tanto nos voos como nos aeroportos, que saem muito caro. Descubra nove dicas importantes para uma viagem segura, na fotogaleria acima.