O vídeo abaixo mostra o incrível momento em que dois aviões passam um pelo outro, a alta velocidade, separados apenas por uma distância de 600 metros.

Segundo o jornal Daily Mail, o vídeo foi gravado por um piloto desconhecido e publicado por Pat Hoban, piloto americano de aeronaves pequenas, na sua página pessoal de Facebook. As imagens foram captadas a partir do cockpit de um avião que voava a cerca de 11 mil metros de altura, por baixo dos outros dois.

O vídeo começa com a vista de um dos aviões a voar a um ritmo constante mas segundos depois surge um terceiro avião que passa no meio destes dois, separado por uma distância de 600 metros. E o momento parece mesmo saído de um filme de ação.

Na publicação de Pat Hoban pode ler-se: «o que não tem a possibilidade de ver do lugar de um passageiro. O Domestic Reduced Vertical Separation Minimum (DRVSM) é um procedimento que permite aos controladores reduzir a separação vertical na aeronave de 600 para 300 metros, entre as altitudes de 8 800 e 12 500 metros de altura».

As imagens publicadas na rede social deixaram os utilizadores incrédulos. Mesmo sendo algo fascinante perante o olhar humano, não existe nada de estranho ou perigoso nesta situação.

Após ver o vídeo, um porta-voz da associação de pilotos da British Airline, Balpa, partilhou com o Daily Mail: «Nas imagens parece existir uma distância vertical de pelo menos 300 metros, o que é perfeitamente seguro. Mesmo parecendo uma situação espetacular e aterradora ao mesmo tempo, a distância é legal e com o auxilio de um GPS preciso e de pilotos bem treinados, não há motivos para alarme

Desde que a publicação surgiu no Facebook já foi partilhada noutras redes sociais – exemplo do Reddit, onde já conta com mais de 450 comentários.

Veja algumas fotografias deste incrível momento, na fotogaleria acima.

Trabalhador apanhado em flagrante a roubar mala no aeroporto [vídeo]


Veja também:
10 mitos sobre os aviões que têm que ser desvendados
Leão invade carro turístico num safari e o resultado foi inesperado [vídeo]

Partilhar