Só tem 4,1 quilómetros de extensão, mas é uma das vias mais perigosas porque atravessa o mar entre a costa oeste da França e a ilha de Noirmoutier. Apenas pode ser atravessada duas vezes por dia, já que a maré gosta de pregar partidas e acaba por cobrir a estrada.
9. Dalton Highway, Alaska
A Dalton Highway é uma das estradas mais isoladas dos EUA e uma das mais perigosas do mundo. A visibilidade é pouca, e o facto de ficar coberta de neve e gelo provoca muitos acidentes. Para além disso, são 666 quilómetros de comprimento – para os mais supersticiosos não é um bom sinal.
8. Estrada de Halsema, Filipinas
É a única estrada que permite chegar à cidade de Sagada, um popular centro turístico. Fica no ponto mais alto das Filipinas e tem perto de 200 quilómetros de comprimento. É uma das mais perigosas por causa de desabamentos, deslizamentos de terra e queda de pedras. Quando chove, é quase impossível passar por ela.
7. Estrada Sichuan, Tibete
Liga a China ao Tibete e tem um percurso de cerca de 2,500 quilómetros, passando por 14 montanhas, situadas a uma altitude média de 4.500 metros. Apesar da paisagem, é uma das estradas mais perigosas do mundo, já que o piso não é o melhor e há a possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terra e avalanches.
6. Passo do Stelvio, Itália
São 48 curvas apertadas localizadas nos Alpes italianos, a quase 3 mil metros de altura. É uma das estradas mais perigosas, já que a separação entre os precipícios e a via é feita por uma barreira de pedra bastante pequena.
5. Skippers Canyon, Nova Zelândia
Fica a norte da cidade de Queenstown, na Nova Zelândia, e tem 22 quilómetros de comprimento. O seu percurso inclui uma ponte estreita, onde apenas passa um carro, construída 100 metros acima do rio. Por ser uma das estradas mais perigosas do mundo, apenas passam viaturas autorizadas pelo governo local.
4. Fairy Meadows, Paquistão
Esta estrada, situada na região de Gilgit-Baltistan, no Paquistão, tem um comprimento de 16,2 quilómetros e uma largura tão estreita, que no final do seu percurso apenas se pode passar de bicicleta ou a pé. Começa em Karakoram e termina na aldeia de Tato, perto de Fairy Meadows.
3. Estrada do Oceano Atlântico, Noruega
A Estrada do Oceano Atlântico - Atlanterhavsveien – faz a ligação entre Eide e Averoy. Na sua grande dimensão – mais de 8 quilómetros – passa por pequenas ilhas e é composta por oito pontes. Uma delas, a ponte Storseisundet, é muito famosa no mundo da fotografia: quando a imagem é captada num determinado ângulo, parece que acaba no mar. Esta estrada é considerada uma das mais perigosas por se encontrar no meio do oceano, que na Noruega é bastante agitado, chegando a ter ondas gigantes.
2. Túnel de Guoliang, China
Está situado nas montanhas Taihang, na província chinesa de Hunan. Foi construído por moradores da aldeia Guoliang - que, até à abertura do túnel, se encontrava isolada da civilização exterior. A “estrada que não tolera erros” - como foi chamada - encontra-se a 120 metros de altura e tem 1,2 quilómetros de comprimento. Foi considerada uma das mais perigosas do mundo, uma vez que tem apenas 5 metros de largura, com precipícios em toda a sua extensão.
1. Estrada da Morte, Bolívia
A Estrada da Morte - também conhecida como “Camino de los Yungas” - fica na Bolívia, entre o planalto de La Paz e as terras tropicais dos Yungas. Tem apenas 3 metros de largura e encontra-se a uma altitude que varia entre os mil e os 4 mil metros. Não existe qualquer barreira de segurança e tem – na maioria do seu percurso – precipícios com mais de 500 metros. É uma das estradas mais perigosas do mundo e, em média, regista mais de 200 acidentes e 90 mortes por ano.
Há estradas que metem medo… Muito medo. Apesar de oferecerem paisagens deslumbrantes, não se distraia a olhar para elas. O perigo está ali, mesmo ao virar de cada curva. Estas são algumas das estradas mais perigosas do mundo. Percorra a galeria de imagens acima.