Na década de 1940, a Costa Rica era o país mais pobre da América Central. Hoje é um exemplo no turismo ecológico, na educação, na cultura e na diversidade ambiental. E tudo porque acabou com as Forças Armadas. Um remate certeiro num momento de viragem.

Na década de 1940, a Costa Rica não tinha exploração de minérios nem portos estratégicos, e uma em cada dez crianças morria antes do primeiro ano de vida. Em 1948, estalou uma revolução que durou quarentas dias. José “Don Pepe” Figueres era o líder do Exército de Libertação Nacional e depôs o governo ilegítimo de Teodoro Picado. O primeiro passo de Don Pepe quando chegou ao poder mudou a história da Costa Rica – acabou com as forças armadas no país.

Há 70 anos, as autoridades da Costa Rica iniciaram um caminho que canalizou o investimento das atividades militares para segurança social, sistema nacional de saúde, educação universal e gratuita, construção de estradas, criação de áreas protegidas ou fornecimento de eletricidade à população. Já nos anos 1980, com o presidente e prémio Nobel da Paz Oscar Arias Sánchez, foi alcançado um acordo de paz e de não agressão com os países vizinhos na América Central.

E assim a Costa Rica pôde manter-se sem forças armadas, recorrendo apenas à Guarda Civil para manter a ordem no país. Um caso quase inédito, à exceção de algumas micronações do Pacífico Sul, que deveria servir de exemplo a muitos outros dirigentes mundiais. E quando se fala do orçamento para a Defesa, imagine-se também o que poderia ser feito se o dinheiro utilizado para salvar instituições bancárias fosse canalizado para a cultura ou para o ambiente. Ou se o Estado poupasse na sua frota automóvel e essa verba fosse para os cofres dos hospitais e das universidades públicas. Não é um discurso antimilitar, é só um pedido para que nos foquemos no que é importante e fundamental para um turismo sustentado, principalmente quando vivemos num país que faz parte da União Europeia e da NATO, entidades com capacidades mais do que suficientes para garantir a paz e a segurança dos seus Estados membros.

Boas viagens!

 

Partilhar