a carregar vídeo

Viajar não é apenas conhecer este ou outro lugar, é saber mais sobre as pessoas que lá moram, a história dos países e o comportamento das sociedades. No Canadá, fomos surpreendidos pela positiva e pela negativa. Sem receio, porque as histórias demasiado perfeitas são as menos interessantes.

Nesta edição de setembro damos capa ao Canadá. E com todas as razões para isso. É o destino em destaque nos programas de televisão da Volta ao Mundo em setembro e outubro, na RTP.

É um destino de natureza quase sem paralelo no mundo e é, para muita gente, um enorme desconhecido, ofuscado pelo vizinho do sul, os gigantescos (mas mais pequenos em área) Estados Unidos da América. Voámos para Vancouver para tentar comprovar a qualidade de vida que todos lhes apregoam. E lá está ela. Acabámos também por ver de perto dois problemas sociais que nos tinham escapado, tal é a quantidade de informação standardizada que quase sempre recebemos – nós, público em geral – das agências noticiosas, das principais cadeias de televisão e dos jornais.

A política antidroga do Estado Canadiano, que leva centenas de pessoas a viver nas ruas, foi o primeiro choque num país tido como barómetro da exigência. O segundo veio com as sucessivas conversas que tivemos por lá sobre as First Nations, as tribos originais que habitaram aquele que é hoje o território canadiano. Abuso, apartheid, racismo e crime foram algumas das expressões que ouvimos. Com relatos de escolas só para crianças indígenas, proibição de acesso dessas populações a cargos públicos ou apropriação indevida de terras das tribos por parte do Estado. E isto terá durado até às décadas de 1980 e 1990. Chega a existir a comparação com o apartheid que manchou a África do Sul durante décadas.

Hoje, o Estado Canadiano e as First Nations estão em paz e procuram repor a ordem natural das coisas: o seu a seu dono, cumprindo as regras e respeitando a diversidade. Não é uma história conhecida do grande público, mas fez-nos olhar para o Canadá com outros olhos. É a velha história de não haver bela sem senão, com a certeza de que aqui alguma coisa está a ser feita para reparar o passado. E esse é o primeiro passo para respeitar as diferenças.

Veja aqui os cinco primeiros episódios da nossa aventura pelo Canadá.

Boas viagens!

Ricardo Santos, editor
[email protected]

 

 

Revista Volta ao Mundo de setembro já nas bancas – e há surpresas

Partilhar